Vantagens da castração em cães e gatos

A castração continua sendo motivo de polêmica entre os proprietários de cães e gatos. Embora muitos conheçam os benefícios da cirurgia, outros ainda acreditam que seja um ato de mutilação.

Método definitivo de esterilização, a cirurgia consiste na remoção do útero e ovários, na fêmea, e dos testículos, nos machos. A castração pode ser realizada a partir do 40º dia do nascimento.

“A retirada precoce do útero e dos ovários antes do primeiro cio (até 8 meses de idade), diminui para 0% a incidência de câncer de mama e da piometra (infecção do útero), que são as duas maiores causas de mortes nas cadelas. Na gata, o cio, a falsa gestação, a lactação e as múltiplas gestações desaparecem. No macho, a castração precoce inibe o interesse sexual”, explica o Dr. José Roberto July, médico veterinário da Julyvet Clínica Veterinária.

Após a castração, as fêmeas deixam de ter cio e os machos deixam de marcar território com a urina. De acordo com o Dr. July ocorrem ainda mudanças comportamentais sexuais: as fêmeas não atraem mais os machos e não copulam; os machos, mesmo estéreis, podem copular, mas a disputa pela fêmea vai ser muito menor devido a diminuição da testosterona. Os cavalos também são castrados para diminuir a energia sexual, que pode transformá-lo em um animal agitado e nervoso, sendo difícil controla-lo em locais próximo a outros cavalos e éguas no cio.

“Todo procedimento cirúrgico e anestésico é considerado como um risco ao animal. Este risco pode ser minimizado pelo uso de anestesia inalatória, com monitorizarão cardiorrespiratória. Antes da cirurgia, solicitamos um hemograma para os animais jovens, exames da função renal e função hepática para os animais acima de 5 anos. Além disso, exames de check up como Raio X e ultrasom podem ser necessários para descartarmos algum outro problema interno”, esclarece Dr. July.

Após a realização destes exames o animal está pronto para a cirurgia, que deve ser realizada com o paciente em jejum total de oito horas (alimentos sólidos e principalmente líquidos). “Receitamos analgésicos por apenas três dias. Os pontos são retirados após 10 dias, quando já está totalmente cicatrizado, período em que são liberados para retornar as suas atividades normais”, conta.

Para o Dr. July muitos proprietários ainda resistem ao procedimento, pois acreditam em mitos como achar que o animal castrado vai engordar muito ou mesmo sofrer durante o pós operatório. “A castração não deixa o animal mais gordo. Na verdade ele apenas precisa de menos alimento e de mais exercícios. As fêmeas não precisam ter uma ninhada antes de serem castradas e é importante ressaltar que a cirurgia é indolor, feita sob anestesia geral”, ressalta.

Vantagens da castração:
· Reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente;

· Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;

· Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus, na qual o tratamento é a castração – ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);

· Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território; evita que fiquem fora de casa por dias sem se alimentar para se acasalar;

· Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;

· Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas

Desvantagens da castração:
· Em um percentual muito baixo pode ocasionar incontinência urinária noturna.

JulyVet
Presente no mercado há 25 anos, a Julyvet é referência no segmento de cirurgia veterinária. Contando com uma equipe especializada, preparada para atender com excelência o animal de estimação, a JulyVet é dirigida pelo médico veterinário Dr. José Roberto July. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e com Mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), Dr. July também realiza cirurgias de emergência e eletivas em cavalos no Jockey Club de São Paulo, Hípica Paulista e Clube Hípico de Santo Amaro.

Acompanhando a evolução da medicina veterinária a Julyvet dispõem de equipamentos, materiais e serviços de última geração. Contando com um Centro Cirúrgico próprio, a JULYVET realiza todas as intervenções cirúrgicas e o acompanhamento pós-operatório, respondendo pelo paciente até a sua completa recuperação.

A Julyvet busca a excelência e qualidade através da implantação do programa de qualidade SGQ-5S, integrando seus colaboradores, clientes e comunidade em um único objetivo: a prestação de serviço com qualidade e respeito social.

Serviço
Dr. July – Clínica Julyvet – www.julyvet.com.br
Av. Jurucê, 891 – Moema – tel.: (11) 5054-2287

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet


Comentários:

  1. suely bischoff machado de oliveira disse:

    Olá.Boa tarde.Castrar é tudo de bom tanto para o peludinho, como também para o seu dono.É um ato de responsabilidade, respeito e inteligência.Ser responsável é procurar zelar pelo bem estar do pet,respeitar é partilhar o planeta com outros seres vivos e ter inteligência é saber equacionar e administrar um ambiente adequado para bípedes e para os peludinhos.Além de zerar fatores de risco ao câncer nas fêmeas, também alivia comportamentos de briga entre os machos.Parabéns ao Dr.July pelas informações.

Deixe a sua opinião