Como descobrir qual é o cachorro ideal para seu filho?

menino-cachorro-abraco-pose-petrede

Na hora de adotar um animal de estimação, seja para satisfazer a vontade das crianças ou o desejo dos mais velhos, é fundamental levar em conta diversos aspectos, incluindo a reação dos bichos caso o contato com o ser humano seja mais rude, por exemplo. Quem explicou quais são as raças mais dóceis e próprias para o contato com os pequenos, em entrevista a Oliveira Andrade, foi Jorge Pereira, cinotécnico e etólogo especializado em comportamento canino.

Quando as crianças são pequenas, apontou ele, é fundamental buscar ajuda para não levar, por exemplo, um pit bull, violento e que pode provocar uma tragédia. O melhor é adaptar as qualidades do bicho com a do seu filho ou neto: assim, se o menino ou menina gasta muita energia, vá atrás de um cachorro mais ativo, e se a calma é uma qualidade que chama a atenção, assim deve ser o animal de estimação.

Um golden retriever, um boxer ou um maltês são boas opções para casais com crianças que usam brincadeiras mais pesadas, como puxar a orelha ou o rabo, mas é fundamental lembrar que, como os seres humanos, os cães também sentem dor e podem reagir caso provocados. Para evitar mordidas e reações traumáticas, outra dica dada por Jorge Pereira é o acompanhamento permanente dos pequenos quando eles resolvem brincar com os animais.

Fonte: Jovem Pan Online