Seu pet faz birra? Especialista ensina como lidar

Eles não podem sentir que estão sendo contrariados

Ao primeiro sinal de que as coisas não serão do jeito que eles querem, um sapato, chinelo, ou algum objeto pessoal será sumariamente destruído, ou pocinhas de xixi brotarão pela casa.

Se isto lhe soou familar, está na hora de rever alguns conceitos sobre seu relacionamento com seu cão.

O especialista em comportamento animal e treinador Andre Gaspar, proprietário do hotelzinho e day care Cão DI Boa, esclarece:

— Geralmente problemas de birra estão diretamente relacionados ao espaço que o cão tem dentro da casa. Se ele tem total liberdade e faz xixi fora do lugar quando se sente contrariado, está claramente demarcando território.

Este comportamento é típico de cães dominantes, acostumados a serem os líderes da casa.

Andre continua:

— Xixi fora do lugar é 99% retaliação, não pode deixar o bicho à vontade. É preciso também que se faça pequenas exigências, como só dar carinho ou petisco se o animal estiver sentado. Ele tem que se acostumar a obedecer.

O treinador ressalta que limpar o xixi na presença do cão só reforça o comportamento.

— Não pode deixar o animal ver. Limpar o xixi na frente do cão, vai fazê-lo entender que seu objetivo de chamar a atenção do dono foi cumprido.

Quando o cão é adotado, a situação piora, por que o dono tende a superproteger seu pet para compensar seu sofrimento no passado.

Neste e em todos os outros casos, o importante é estabelecer uma rotina para retomar o controle.

— Pequenas regrinhas devem ser impostas “para sempre”, até que se torne um hábito, e quando isto acontece, eles até já se antecipam ao comando e começam a obedecer cada vez mais rápido.