Boa forma animal

Da mesma forma que nós, humanos, uma grande quantidade de animais tem se tornado obesos. Determinou-se que um animal obeso é aquele com excesso de peso de 20% ou mais acima do normal.

A causa da obesidade em cães e gatos geralmente está associada à dieta desbalanceada e à falta de exercícios. Pode  estar relacionada com problemas hormonais que são diagnosticados por um médico veterinário, durante exame específico.

A obesidade nos animais pode causar sérios problemas articulares, cardíacos, circulatórios, respiratórios, dermatológicos e reprodutivos. Por isso deve ser prevenida.

O veterinário pode auxiliar no programa de emagrecimento, propondo metas, estabelecendo um programa de exercícios e uma dieta adequada para o animal. As necessidades nutricionais para cada fase da vida são diferentes, por isso deve-se escolher rações adequadas. Um animal adulto não deve comer ração de filhote e vice-versa.

Porém, na maioria das vezes, o maior empenho deve partir do proprietário e toda família com a qual o animalzinho convive. Deve-se evitar petiscos como pães, biscoitos e doces. Uma boa idéia pode ser substituí-los por pedaços de cenoura ou maçã.

Para aumentar os níveis de atividade os proprietários devem encorajar  os gatos a brincar mais e levar os cães para caminhadas diárias. Quando ninguém na família tem tempo de levar o cão para sair, pode-se optar por exercícios monitorados em clínicas especializadas.

Dra. Andréa Dikerts Mutti
Médica Veterinária
CRMV-SP 22.418
andrea@naturalvet.com.br

Clínica Veterinária Naturalvet
Av. 27, 145 (ruas 0 e 1)
Cidade Jardim, Rio Claro-SP
(19) 3023-0635