Ovo de Páscoa bom pra cachorro

cachorro-da-pascoa-petrede

Quem disse que só os humanos podem saborear o velho e bom ovo de Páscoa? Com o desenvolvimento dos petiscos pets, os cães também têm vez nesta comemoração. Existe no mercado, nos pet shops e casas especializadas em produtos veterinários, o ovo de Páscoa para cachorro. Isso mesmo, os animaizinhos podem degustar um delicioso chocolate feito especialmente para eles e que, por isso, não agride seu organismo.

É o que explica a veterinária Laís Ferreira. “É um ‘chocolate’ feito com soja, amido, gordura hidrogenada e aromatizante. Não tem açúcar e nem cacau, os quais são prejudiciais para os cães”, detalha.

De acordo com Laís, no cacau existe uma substância extremamente prejudicial aos caninos, cuja absorção pode desencadear, inclusive, a morte do animal. Denominada teobromina, ela tem efeitos semelhantes à cafeína, podendo gerar comprometimentos cardíacos. “A ingestão de chocolate comum pode provocar intoxicação nos cães. Começa com vômito e diarréia e vai até hiperatividade, convulsões e problemas cardíacos”, conta a veterinária, completando que “o pior é que não há um antídoto específico. A gente faz a lavagem estomacal do animal”, expõe.

Os cachorros demoram 17 horas para absorver a teodromina, o que pode agravar a situação, uma vez que os sintomas vão aparecendo gradualmente. E a substância é altamente tóxica para estes animais, tanto que 100 ml por quilo do cão pode ser suficiente para matá-lo. O Chocolate meio amargo é o tipo que possui maior concentração de teodromina.

Para evitar a intoxicação canina, a orientação da veterinária Laís Ferreira é não dar chocolate para os bichos. Segundo ela há uma variedade de produtos com o chocolate apropriado para os cachorros. São ovinhos, biscoitos, ossinhos e moedinhas de chocolate que não vão fazer mal e ainda propiciam uma brincadeira divertida e saudável.

“Dá pra brincar com os cães escondendo estes petiscos no jardim, por exemplo. A gente os prende pela coleira, esconde os ovinhos, por exemplo, e depois os libera. Como eles têm um olfato muito apurado consegue achar com facilidade e aí é aquela festa”, sugere a veterinária. Ela ainda orienta a não dar estes chocolates em grande quantidade para os animais, uma vez que são bem gordurosos. E quanto aos ovos de Páscoa, caixas de bombons e chocolates em geral dos humanos é indicado deixá-los bem longe do alcance das patinhas dos amiguinhos caninos.