0
Shares
Pinterest Google+

A chegada de um novo elemento a casa implica em alguns . Dê as boas-vindas ao seu novo pet!

1. Compromisso
Um animal de estimação não é um objeto e muito menos um capricho. Antes de um novo amigo, seja cão, gato, pássaro, coelho, hamster… certifique-se de que tem disponibilidade para acolhê-lo e condições financeiras para cuidar dele.

2. Partilha
Tomada a e escolhida a a adotar, envolva a . Quanto mais entusiasmada estiver, mais calorosa será a recepção. Se tiver crianças, estimule-as a cuidar do animal, atribuindo-lhes responsabilidades adequadas à idade.

3. Kit boas-vindas
Adquira alguns acessórios essenciais, de acordo com a espécie escolhida: cama, comedouro e bebedouro, coleira, gaiola, caixote para areia, ração… E não se esqueça de um ou outro brinquedo.

4. Chegada
O fim-de-semana (ou outro período de folga) é o momento ideal para receber o animal de estimação – terá mais tempo para ele, ajudando-o a adaptar-se ao novo lar.

5. Saúde
Programe uma visita ao veterinário: vacinação e desparasitação são cuidados essenciais. Se optou por um felino ou um canídeo pondere a esterilização – discuta a possibilidade com o especialista.

6. Adaptação
Se adotou um cachorro ou um gato bebé tenha cuidados redobrados na sua adaptação ao lar. É normal que esteja assustado e que à noite “choramingue” quando ficar sozinho. Para tranquilizá-lo, coloque uma manta ou peça de roupa com o seu cheiro na cama dele.

7. Segurança
Verifique que o animal não tem acesso a lixo, produtos de limpeza ou medicamentos – é importante que estejam em compartimentos fechados. Plantas como o narciso, a tulipa e o antúrio são tóxicas para os animais. Atenção ainda a objetos pequenos ou cortantes que podem ser vistos por cães e gatos como brinquedos.

8. Bem-estar
Corte as unhas e escove o pelo do seu novo amiguinho com regularidade. Mime o seu novo amigo, mas imponha regras, garantindo uma saudável convivência.

Comentários

Previous post

Ter animais de estimação reduz risco de sofrer de doença cardíaca

Next post

Animais em condomínios exigem cuidados

No Comment