Cães auxiliam no tratamento de doentes em Curitiba

O VITA comemora 13 anos com a implantação de um de voluntariado envolvendo a Atividade Assistida por Animais (AAA), em parceria com a ONG Amigo Bicho. O , pioneiro entre hospitais particulares, abre as portas para cães que ajudam na dos doentes e amenizam o dos familiares e acompanhantes.

De acordo com a superintendente do Hospital VITA Curitiba, Carla Soffiatti, os pacientes captam a afetividade do animal e essa faz muito bem e ajuda no . “A intenção é quebrar a rotina do hospital e tirar o foco da doença”, afirma.

As visitas são realizadas todos os sábados, das 15h30 às 17h. O projeto baseia-se em trabalhos reconhecidos na Europa, Canadá e Estados Unidos, que comprovam os benefícios que a convivência com animais causam à saúde. “Os estudos mostram que a simples presença de um cão já acalma, equilibra a pressão arterial, diminui o estresse e facilita o contato e a comunicação”, explica a psicóloga do hospital, Raphaella Ropelatto.

Mesmo assim, a equipe de psicologia do hospital está aplicando testes específicos para avaliar o humor dos pacientes antes e depois da atividade, como forma de medir os benefícios.

Antes de entrarem no hospital, os cães passam por um rigoroso processo de higienização, conforme normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os animais também passam periodicamente por exames de saúde e são vermifugados com regularidade.

O VITA Curitiba é o único hospital paranaense acreditado com excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e também o único com Acreditação Internacional Canadense. Referência em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Pediatria, o VITA Curitiba possui 18 mil metros quadrados de área construída, 147 leitos (sendo 37 de UTI), 7 salas cirúrgicas e centro médico com 12 consultórios. No último ano, o hospital atendeu mais de 100 mil pacientes de emergência e 8 mil cirurgias.

Imagens:
Fonte: Paranashop

Comentários

Um comentário sobre “Cães auxiliam no tratamento de doentes em Curitiba