0
Shares
Pinterest Google+

cachorro-cocando-alergia-pulga-petrede

Os humanos não são os únicos que sofrem com . Se você perceber que seu bichinho de estimação está se coçando demais ou lambendo as patinhas em excesso está na hora de levá-lo ao veterinário.

Se seu pet se enquadra neste cenário, ele provavelmente está tendo uma reação alérgica.

A alergia é uma em que o sistema imunológico reage anormalmente às substâncias comuns do cotidiano.

O médico veterinário Luiz Eduardo Bagini Lucarts, especialista em dermatologia no Hospital Veterinário Pet Care, listou as causas mais frequentes de alergias em animais.

– As alergias mais comuns nos animais, tanto em cães como em gatos, seriam as alergias à de ectoparasitas (pulgas ou carrapatos), alergias alimentares (o causador da alergia seria um componente da dieta do animal) e a atopia, na qual a substância causadora de alergia seriam pólens, ácaros ou fungos que se encontram no ambiente.

cachorro-cocando-pulga-alergia-petrede

As costumam ter basicamente os mesmos . A coceira é a mais comum e pode ocorrer em diversas regiões, como próximo aos olhos, à cauda ou na região do tronco. A lambedura excessiva das patas e uma simples otite podem também ser sinais de alergia.

O médico veterinário Renato Enio Iazzetti, da clínica Meddog, ainda explica que algumas alergias podem causar sintomas mais graves.

– Os animais podem apresentar inchaço e vermelhidão tanto no local da picada, se for o caso, quanto em áreas como o lábio e o focinho. Em alguns casos eles podem ter um edema de glote ficando com dificuldade de respirar e engolir alimentos. Em quadros mais extremos os animais podem até entrar em choque anafilático correndo sério de .

Para esse problema a melhor forma de tratamento é evitar que o animal entre em contato com a causa da alergia, já que não há cura, e sim controle.

O veterinário Luiz Eduardo Lucarts explicou melhor os cuidados que se deve ter no tratamento.

– Evitar o contato do animal pode ser conseguido se tratando de pulgas, carrapatos ou até evitando que o animal, alérgico a algum tipo de alimento ingira esta comida. Já quanto se trata de substâncias do ambiente, como pólen ou ácaros isto se torna bem difícil. Assim, muitas vezes temos que recorrer a medicamentos ou à vacinas para o controle da alergia.

– Não tente medicar ser animal por conta própria, sem a opinião de um profissional. Muitos animais apresentam alergias a medicamentos, como a penicilina. Os gatos são muito sensíveis aos analgésicos com ácido acetilsalicílico – completou o Dr. Renato.

Se a alergia do bichinho não for tratada ele pode vir a apresentar um grande número de lesões de pele, além de problemas para dormir e se alimentar devido a coceira constante.

O veterinário Luiz Eduardo Lucartz ainda explica alguns cuidados que o dono deve ter com o animal alérgico.

– Os donos devem aplicar produtos anti-pulgas mensalmente nos animais. Caso a aplicação destes produtos não seja suficiente para atenuar a coceira, o melhor é procurar o médico veterinário.

Atualmente já existe no mercado homeopatia para animais com a finalidade de controlar os sintomas causados pela alergia. Tratar o seu bichinho significa devolver a ele a qualidade de vida digna do seu melhor amigo.

Previous post

Saiba qual é o tipo de coleira ideal para o seu cãozinho

Next post

Divulgada lista atualizada dos animais ameaçados de extinção

11 Comments

  1. marlon
    02/02/2016 at 16:04 —

    eu dei banho de erva chamada aroeira mais primeiro eu dei banho com dermacyd graça adeus no meu cao deu resolveu.

  2. Lidiane
    15/12/2015 at 17:26 —

    Olá meu cachorro é uma akita e ela se coça muito esta perdendo pelo,já levei ela no veterinário fiz ate uma biopsia para ver o que ela tinha mas não deu nada. Não sei mais o que fazer

  3. Bruna vieira
    28/10/2015 at 13:09 —

    Minha cadelinha esta com coceira e o pelo ta caindo.Antes disso ela estava com muito carrapato.O q devo fazer,e qual o remedio q devo dar ou aplicar.aguardo.

    • glicerio
      29/11/2015 at 20:01 —

      Assim como foi dito pela Bruna a minha cadela está com o mesmo sintoma. O que devo fazer já levei no veterinário e o diagnostico não foi eficiente.

  4. meu pet esta com os pelos caindo ecoçeira costante todo vermelho e criando feridas qual omelhor ase fazer

  5. tenho um Pastor Alemao.ele esta com um vermelhao nas partes dos testiculos, esta muito vermelho, ele cossa muito oq seria, obrigado.

  6. tenho um Pastor Alemao.ele esta com um vermelhao nas partes dos testiculos, esta muito vermelho, ele cossa muito oq seria, obrigado.

  7. tenho um Pastor Alemao.ele esta com um vermelhao nas partes dos testiculos, esta muito vermelho, ele cossa muito oq seria, obrigado.

  8. MEU CACHORRO TEM UMA COCEIRA EM VOLTA DO OLHO JÁ GASTEI E NÃO CONSIGO SOLUCUONA O PROBLEMA O QUE ACONSELHA