Doenças mais comuns e prevenção

Micoses (, e ):

  • Não deixar os animais dormirem em ambientes úmidos e manter o local sempre limpo. Queda de pêlo e áreas redondas sem pêlos são os sinais mais evidentes.

Doença da Arranhadura do Gato (DAG):

  • Lesão acentuada e indolor na pela, causada pela bactéria bartonella henselae, e que pode durar meses. No local da arranhadura, surge uma bolha  consistente que desaparece logo. Mas dias depois surge uma gânglio acentuado e persistente. A infecção pode trazer conseqüências graves.

sarcóptica causada por (cão, gato e coelho):

  • Embora quando os seres humanos pegam sarcoptes scabiei dos animais, o mal é geralmente automedicável, causando somente uma coceira provisória nos pulsos, cotovelos, ou entre os dedos. Em crianças, a urticária pode aparecer na cabeça, no pescoço ou no corpo. Recomenda-se trocar a roupa de cama regularmente e dar banho nos animais a cada 15 dias.

Raiva (cão e gato):

  • A transmissão se dá pela mordida de animais infectados. O vírus da está presente na saliva. A melhor forma de prevenção é a vacinação anual, a partir dos quatro meses de vida.

migras ou bicho geográfico (cão):

  • Transmitido através do contato com areia contaminada com fezes de cães. Deve-se fazer exames de fezes no animal semestralmente e não deixar que eles defequem nas praias. Recolher sempre as fezes de seu cão nos passeios públicos das cidades (gramas, calçadas e parques), além do ambiente doméstico.

Doença de Lyme (doença do ):

  • Causada pela bactéria borrelia burgdorfi e é transmitida pelos carrapatos.

gato_coelho

Imagens:

Comentários

2 comentários sobre “Doenças mais comuns e prevenção

  1. Antes de comentar sobre esse magnífico post, preciso falar sobre a magnífica qualidade do seu blog. Estava vasculhando sobre esse assunto por décadas e você me mostrou a luz no fim do túnel. Permaneça com o grande trabalho na elaboração desse blog!

  2. Olá

    Muito útil o que voce nos trás com relação às doenças mais comuns e como prevenir, amar os peludinhos também é uma forma de zelar por sua saúde, seu bem estar, bem como o nosso.

    abraços

    suely bischoff machado de oliveira
    psicóloga
    atibaia