0
Shares
Pinterest Google+

Pois bem, muita gente já sabe tratar-se do usado para preservar animais após a . O que muita gente ainda não sabe é que os primeiros registros desta “arte” datam de 2.500 a.C no antigo império Egípcio. O termo vem do e quer dizer “dar forma a ”. Taxis = forma e derma = .

Resumidamente o que se faz é a retirada da pele do animal logo após o óbito afim de descansá-la em uma solução de formaldeído por mais ou menos 2 semanas antes de ser novamente “montada” para a secagem e modelagem final. É feito enchimento e também suporte com arame para manter as formas e a postura o mais próximo do “real”.

Além de serragem de madeira, parafina ralada e da palha que induz ao termo “empalhado”, também pode ser usado o poliuretano nas taxidermias. Outra opção é o aglutinado de plástico, que além de evitar possível proliferação de pragas é também ecologicamente correto.

A idéia é reproduzir da maneira mais fidedigna possível não só as características anatômicas dos animais, como também sua postura e normalmente o seu natural.

É uma maneira muito bacana de se educar e muitas vezes a única oportunidade de conhecer espécies já extintas e/ou raras de encontrarmos, seja na seja em zoológicos. Muitos donos de animais recorrem a taxidermia para manter “viva” a lembrança de um querido. Museus e escolas também são algumas das entidades que mantém em seu acervo animais taxidermizados.

Relativamente de baixo custo, a técnica é considerada também sustentável e com forte poder educativo.

Deixe a sua opinião sobre a taxidermia!

? Olá, você sabe o que é Taxidermia? foi modificado pela última vez: maio 15th, 2014 por Alexandre Domingues
Anterior

Lentes de contato para animais

Próxima

Vínculo de pessoas com animais preocupa infectologistas

  • Ricardo

    Ola meu nome é Ricardo meu passaro de estimação morreu quero saber aonde posso empalhar aqui em ão paulo

  • rui castanho

    ola sou taxidermista em elvas convido-os a visitar o meu blog e deixarem comentarios

    • luciano

      oi tenho uma iguana e morreu e quero empalhar ela

  • Luiz Antunes

    Sou taxidermista profissional ha mais de 25 anos, trabalho com taxidermia moderna, isto é não utilizo materiais pereciveis que atraem pragas e não tem qualidade como, algodão ,palha e serragem e sim um com manequim sintético de poliuretano, serviços com qualidade e garantia, lembranças de pescarias, animais domesticos, como gato, cachorros, papagaios, coelhos etc…

    • Luciana

      Luiz,

      Meu cachorrinho morreu hj, quanto custa para empalhar e até quanto tempo do falecimento pode se fazer isso?

      Aguardo retorno urgente….

      Grata

    • Pedro Alexandre

      Ola gostaria de manter contato com um taxidermista pois sou diretor de um museu, (PARQUE HISTÓRICO GENERAL BENTO GONÇALVES) neste museu contem dois acervos sendo um de animais taxidermizados.
      por favor mandem contato para parquebento@hotmail.com

    • Gostaria que fizesse um contato pois gostaria da sua participação em matéria da próxima revista.

      • Gustavo Mantovani

        Eu?

    • jacielle rayara

      olá gostaria de um contato seu pois tenho interesse de empalhar meu cachorro quando ele morrer.Gostaria de saber quanto custa a taxidermia. por favor entre em contato comigo pelo e-mail rayara89@hotmail.com

    • mauricio

      oi.. queria saber cuanto custar taxidermizar uma pequines ?

    • adriana

      olá luiz como faço para entrar em contato com voçê ?

    • Danielle

      Olá Luiz, quanto você cobra em média para empalhar uma coelha? Não encontro clínicas aqui em São Paulo.

  • PAULO BETIN

    Tenho um cão rotwaller ele esta velho e doente quero empalhar, por favor ce algum taxidermista pode fazer este trabalho para mim.

  • Ricardo

    Quero saber onde empalhar animais em São Paulo. Preciso fazer uma restauração de um animal empalhado, que deve ter quase um século.

  • Alini

    Quero mais informação sobre empalhar animal como custo, onde fazer? ………….