Guloseimas podem afetar a saúde dos bichos de estimação

guloseimaNesta época do ano é comum as pessoas abusarem na quantidade de , de e de alimentos gordurosos. Algumas fazem o ano todo para nas ceias extrapolarem. E infelizmente, o mesmo acontece com os animais domésticos. Durante as os bichos ficam expostos a todo tipo de : se tem eles ganham a gordurinha, se tem ceia eles ganham o final do pernil. Os seus são e que podem representar um terço das calorias da diária recomendada. “Esse tipo de exagero faz mal aos seres humanos e também aos animais”, explica a Alessandra Vargas.

Não é saudável para os gatos e os cachorros saírem de suas rotinas alimentares. “Todos os nutrientes que precisam já estão em suas rações, mas muitos donos não sabem disso, e acabam se rendendo ao olhar persuasivo do bichinho” comenta Alessandra. O excesso de comidas e a alteração do cardápio do animal causam sérios problemas gástricos e de colesterol. Os sintomas são os mesmos que os das pessoas: vômitos, diarréia e aumento do colesterol no sangue. O bichinho, além de ficar desidratado e desnutrido em curto prazo, pode ter problemas no fígado e de obesidade.

Uma forma de diagnosticar esse tipo de problema de fígado e de colesterol é realizar uma exame de sangue, buscando analisar os lipídios. E para realizá-lo o animal deve ter encaminhamento de um médico veterinário. “Os problemas mais graves aparecem depois das datas comemorativas, por este motivo é bom se prevenir evitando dar alimentos de pessoas para os bichinhos de estimação e realizando sempre que necessário exames de sangue”, alerta a veterinária.

Imagens:
Fonte: Jornal do Povo

Comentários