0
Shares
Pinterest Google+

O é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso, sua deve ser direcionada a atender as necessidades específicas de cada . Quando alimentamos os cães com caseira, sem nenhum nutricional na grande maioria das vezes (quase sempre) não estamos promovendo uma adequada. Por mais “sem graça” que possa parecer, a é a melhor opção.

Por quê?
Por mais variada que seja a comida do SEU CÃO OU , não conseguimos oferecer-lhe uma dieta completa e balanceada. Mesmo dando , e , ainda assim não conseguimos balancear esta ração; e macarrão, arroz e fubá não são comida de E MUITO MENOS DE GATO .

gato-comendo-racao-petrede

Primeiro, vamos falar em praticidade. Hoje em dia, são poucas pessoas que tem tempo para fazer seu próprio almoço, muito menos à comida do cachorro. Para comprovar, basta observar que as vendas de comida congelada e desidratada têm aumentado de maneira significativamente.

Segundo, vamos falar de custo. Se colocarmos na ponta do lápis a despesa na elaboração de uma dieta para um cão ou gato, com carne, ovos, legumes, vitamínicos e , e o trabalho que teremos adicionando cada ingrediente na medida certa para equilibrá-la, comparado ao custo diário da alimentação à base de ração, sem dúvida a opção mais econômica será a ração, inclusive as rações de maior custo, pois elas oferecem mais benefícios.

Nossos amigos peludos têm sua origem em outros canídeos selvagens, como a hiena, o chacal, os cachorros-do-mato… Estes animais, em vida livre, alimentam-se basicamente do que conseguem caçar ou, mais freqüentemente, das sobras de outros predadores. E foi por este hábito que os cães primitivos se aproximaram dos homens primitivos, visto que o homem sempre foi um caçador, até aprender a plantar e colher. Quando um canídeo selvagem se alimenta, come a carne, o pelo, a pele, os ossos, as vísceras e até o conteúdo intestinal das presas. Então os cães precisam de uma dieta tão variada quanto à de seus parentes de vida livre, para que tenha uma vida saudável.

De maneira geral a ração industrializada é o mais simples, eficaz e recomendado para alimentar os cães. São práticos para os donos e contém todos os nutrientes de maneira balanceada para que o cão se desenvolva bem.

O principal obstáculo para que o cão se acostume com a ração – exceto nos casos em que alguns raros cães são alérgicos a algum ingrediente -, é o proprietário, que sente “culpa” por obrigar o cão a comer ração. “Coitadinho isto deve ser horrível”, pensa ele.

E como os cães são mestres na arte do drama, enquanto ele perceber que se fizer escândalo ou greve de fome ao lado da mesa vai ganhar alguma coisa diferente, assim sendo não vai querer comer a ração mesmo.

Nunca se viu um cão morrer de fome por não comer ração, quando a fome apertar e ele não ganhar guloseimas ou petiscos, com certeza nossos amiguinhos espertos vão comer.

Procure por um veterinário, e veja com ele qual a melhor forma de você alimentar seu CÃO OU GATO, e verá que jamais ele te indicará comida caseira pela sua formação e experiência sempre indicará para seu animal o que é melhor para ele, e com certeza não é a comida caseira .

Na hora que você for escolher a RAÇÃO procure também fazer o custo benefício que os produtos do mercado oferecem, como por exemplo QUANTO SEU CÃO OU GATO VAI PRECISAR COMER DAQUELA RAÇÃO, sempre está escrito nas embalagens, QUANTO VAI CUSTAR UMA RAÇÃO ECONÔMICA, e quanto vai lhe custar uma RAÇÃO NUTRICIONAL OU SUPER PRÊMIO, e veja com suas contas que o CUSTO BENENFÍCIO DE UMA BOA RAÇÃO está acima de qualquer coisa.

Veja que os ingredientes são corretos para seu animal, que sua conta de despesas com saúde de seu animal vai ser menor, e que um PRATO DE ARROZ E BATATA, para nós humanos, é bem diferente de um PRATO DE LEGUMES E CARNE, para seu cão ou gato não muda é a mesma coisa.

Boa ESCOLHA E CUIDE DE SEU ANIMAL ELE MERECE E AGRADECE .

Extraído do livro: Minha empresa em um A4
José Antonio di Bonifacio
Por que? Mudar o cão ou gato de comida caseira para ração foi modificado pela última vez: agosto 28th, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Seu gato está manipulando você, veja como

Próxima

O problema dos latidos

  • Marcia

    Se arroz e fubá (milho) não são comida de gato, por que as rações para gatos tem esses dois ingredientes? A Proplan, por exemplo, (super premium) tema uma que é Frango e Arroz!

  • Alex SIlva

    KKKKKK E Brasil, com o segundo melhor mercado Pet do mundo e não é referencia em medicina veterinária.
    Imagine qualquer ser vivo viver a base de suplementos e vitaminas industrializadas?? que tragedia não?
    Não precisa entender de medicina veterinária nem de nutrição para saber que a ração só tem um único beneficio “praticidade” Na contra mão ela traz um enorme prejuízo a saúde do seu animal, Velhice precoce e cheia de doenças para seu pet queda de dentes e de pelos,inchaço,excesso de fezes, nunca vi um animal criado na ração que não teve uma velhice sofrida.
    Em que mundo vocês vivem ?? o organismo do cachorro e do gato são desenvolvidos pra receber alimentos putrificado então não venham com essa de alimentos ao relento, mas como são criados como seres humanos para os donos isso é um absurdo !
    Em qualquer feira livre você encontra uma variedade de carnes a venda acredito eu que só o “canjão” ja da de 100 a 0 em qualquer ração super premium.
    Fora que cães e gatos liberam hormônios de prazer ao rasgar carne,roer ossos e em especial os gatos em fazer a caça.
    Mas o ser humano teima em humanizar os pets, transformando gatos exímios caçadores em bola de pelos preguiçosas e cães animais trabalhadores em presidiários sedentários que não teem direito nem a uma alimentação de verdade.
    Ja é uma alimentação muito usada no exterior mas como tudo no Brasil chega com atraso, aguarde,,,,
    E suplemento ?? depende da alimentação do cão, A dieta Prey não necessita disso.
    Resumindo, a alimentação natural não tem fundos lucrativos para defendermos, indicamos ela por vermos uma enorme diferença em dezenas de aspectos positivos: menor custo,Redução de 80% na queda de pelos,eliminação do Tártaro,aumento da energia,eliminação do mau halito,redução nas fezes, aumento de tempo de vida,menos visitas ao veterinário,nunca vi um animal crido na alimentação natural com cataratas, façam um teste em uma semana e ja veja o resultado !

  • Felix Guillermo Reyes Reye

    É impressionante a falta de conhecimento técnico do autor. Antes de publicar um texto contendo um assunto importante como este procure consultar fontes cientistas (utilize o Science Direct – se é que você sabe o que é isso). Procure também observar as tendências e publicações internacionais. Seu artigo mais parece uma daquelas respostas do yahoo respostas, utilizou esta tão conceituada ferramenta?

  • Maria

    Hoje em dia o q mais se discute é o contrário: mudar de ração para comida! Se a ração super premium fosse essa maravilha q tentam nos vender, não haveria tantos animais doentes! Já pesquisou os componentes da ração super premium vendida no Brasil?? Até as mais caras (Hill´s, Royal Canin,Proplan etc) contêm farinha de osso, restos de animais doentes, soja, milho, conservantes, palatabilizantes, penas…é muita nojeira. Prefiro saber o q meu cachorro come: ossos crus, carne crua, vísceras e vegetais, todos escolhidos por mim. Mesmo q não seja carne orgânica, pelo menos está mais próximo do ideal do q resto do resto do resto da carne q tem na ração.

  • Fiz um breve comentário sobre o artigo e vc duvidou até da minha capacidade profissional, acredito q a dificuldade de interpretação de texto não venha da minha parte, mas td bem. Vou explicar de uma forma mais clara pq acredito q vc não entenderia termos técnicos. O artigo fala sobre praticidade da ração, com certeza é indiscutível q é muito mais prático abrir um pacote do q cozinhar pro seu animalzinho. Essa eu acho q seria a única vantagem da ração sobre a Alimentação Natural (AN), só não é pq hj nós podemos encontrar produtos congelados e desidratados em lojas especializadas, ou seja, essa desculpa da praticidade já caiu por terra. Isso se o proprietário não quiser ou não tiver tempo pra cozinhar, pq do contrário ele pode optar pela dieta BARF aonde as carnes e os vegetais são crus, remetendo ao tipo de alimentação q eles encontrariam na natureza, além da dieta Raw Meat Bones q não entram vegetais (pesquise um pouco dieta BARF, Raw Meat Bones, dieta cozida). Com certeza vc vai pensar: carne crua pra animal? Na natureza ele encontra a carne já cozida? A ração por sofrer um processo de cozimento em alta temperatura forma um composto chamado de Composto de Maillard, q são produtos de glicação avançada (a glicação ocorre td vez a glicemia está acima de 120), esses produtos fazem a transcrição de genes inflamatórios (AGES, RAGES e NF-kB), levando o animal a ter inflamações crônicas. No cozimento vários nutrientes são perdidos, incluindo a taurina, q precisa ser suplementada exatamente por isso. Na natureza td está em equilíbrio, se não fosse por isso os animais não teriam evoluído. Achei interessante o texto falar em alimentação dos lobos, chacais e esquecer de mencionar q esses animais são carnívoros e seu sistema digestório é completamente diferente do nosso. Nosso pH estomacal é em torno de 4/5 já os carnívoros tem um pH de 1/2, por isso eles digerem muio melhor a carne do q os humanos e q precisam mais de proteína do q de carboidratos, q não são bem digeridos por eles (e pasme, a melhor ração do mercado contêm apenas 33% de proteína!). Eles falam tb q apenas alguns animais apresentam problemas alérgicos qdo consomem ração, mas isso não é o q vejo na minha rotina clínica já q a soja (q está em tds as rações) e o frango são extremamente alergênicos. O preço da ração realmente pode ser muito inferior ao da AN, já q encontramos no mercado rações q custam até 25 reais o pacote de 15 kilos. Se uma ração custa esse preço, vc imagina que tipo de ingredientes são utilizados, já q fazendo uma pequena conta básica dividindo o valor pela quantidade de ração (25 divididos por 15), chegamos ao valor de 1,66 por kilo de alimento. Nas rações de combate apenas 18% é considerado proteína, assim sendo o valor pago pelo kg da “carne” seria de 0,29 centavos, se formos incluir tds os gastos para uma produção de ração (luz, aluguel, funcionários e etc), qto vc acha q é pago pelo kg? Aonde vc acha q é adquirida a proteína utilizada para fabricação de ração? Vc já visitou alguma fábrica de ração e viu se eles criam gado e frango para alimentar os nossos bebês? Te falo o q aprendi na faculdade através de uma professora q trabalha em fábricas de rações: a carne utilizada é carne de descarte! Aquela carne q fica no açougue, mercado, q não pode ser consumida pq já estragou, partes de animais descartados oriundos de abate e hj, nos EUA, já se falam em animais domésticos q são utilizados na composição dessas rações, além de animais atropelados nas estradas. As rações premium e super premium contêm 22 e 33% de proteínas respectivamente, o valor pago em um pacote desses é muito maior do q na ração de combate, então assim sendo o valor da AN fica nessa faixa ou um pouco mais barato. Na parte em q vc fala sobre deixar o alimento exposto e q ele pode sofrer contaminação, isso é o q mais acontece com a ração. O proprietário coloca no pote e não fica esperando o animal comer. Muitas vezes aquela ração fica o dia td e ele só completa à noite pq o animal não comeu td. Qdo o cão ou gato coloca a boca no alimento, o processo de decomposição já começa, por isso q o bichinho só come novamente qdo coloca-se mais ração, eles são mais esperto do q muitos seres humanos ditos evoluídos sabia Victor? Na AN NUNCA deixamos alimento exposto!!! A refeição é colocado e se sobrar alguma coisa (o q não acontece) é descartado. Os alimentos são frescos, balanceados de acordo com as características individuais daquele animalzinho e pra melhorar eles amam! Imagina comer tds os dias um alimento monótono, que contêm apenas 10% de umidade (por isso o sódio em grandes qtdes para estimular o consumo de água, levando os animais a terem problemas renais graves especialmente os felinos), cheios de “antes” (conservantes, palatabilizantes, estabilizantes) e q ainda contêm componentes prejudiciais à saúde dos nossos pets como soja transgênica e proteína de origem duvidosa? Se fosse tão bom assim comeríamos apenas comidas industrializadas e não precisaríamos nos preocupar em balancear o nosso alimento pois já viria td pronto e a profissão de NUTRICIONISTA poderia ser extinta, já q não precisaríamos deles. Hoje o mundo fala de sustentabilidade e de saúde, pq nossos animais de estimação tem q ficar de fora dessa? A medicina q eu pratico não é somente a curativa e sim a medicina preventiva. É uma pena q ainda existam pessoas como vc com a mente tão fechada q só enxergam o q o mercado quer vender. A indústria pet cresce absurdamente e é claro q as fábricas de ração estão com medo de perder a sua grande fatia, pois cd dia mais crescem o número de adeptos da AN. Trabalho com tratamentos convencionais e alternativos para animais de estimação: reiki, aromaterapia, cromoterapia, argiloterapia, AN, nutracêuticos e agora estou fazendo uma pós em homeopatia para fornecer cd vez menos medicamentos alopáticos pois a minha intenção é deixar o animal saudável como um td. É claro que não conseguimos agradar à tds e quem sou eu pra ter essa pretensão, mas só chegam a mim pessoas q estão dispostas a tratar seus pets como membros da família e não apenas como o cachorro ou gato de quintal q não necessitam desse tipo de cuidado!

    “O universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber.”

    Albert Einstein

    • Olá Juliana, tudo bem? Gratidão pela excelente resposta e parabéns pelo seu trabalho. Precisamos de muitos veterinários como você. Por favor, entre em contato comigo através do email: marketing@bichointegral.com.br para que eu possa incluí-la na lista de Veterinários Holísticos Brasileiros http://bit.ly/vetsholisticosbr

      • Obrigada Gabriela! Fiquei imensamente feliz receber esse convite. Estou te respondendo agora mesmo! ^_^

    • Daniela

      Suuuuper esclarecedor.
      E fica a dica né.. pesquisar antes de abrir a boca faz bem!

    • Parabéns pelo seu conhecimento precioso e tamanha clareza nos esclarecimentos. Minha cadela cadeirante comia ração urinary… de varias marcas e, nada resolvia sua cistite crônica… só os antibióticos e logo voltava. Passei a fazer sua comida em casa e a mais de dois meses ela se encontra muito bem e houve um aumento significativo na quantidade de urina eliminada. Agora com seus esclarecimentos penso em fazer também para os gatos.

      • A Alimentação Natural é o melhor q podemos oferecer para os nossos pet Maria, com certeza vc fez a melhor escolha para a sua cadelinha. A ração contêm apenas 10% de umidade, então ela precisaria beber uma grande qtde de água para fazer mais xixi. O alimento natural contêm 70% de umidade, então não preciso nem dizer q isso favorece e muito animais q apresentam problemas urinários. Os gatos tb se beneficiam com a AN, pois consomem basicamente proteínas e não sofrem dos problemas crônicos q vemos hj em dia, principalmente os renais. Ele irá te agradecer muito, pode ter certeza!

  • Victor

    Juliana, o artigo não falou apenas da dificuldade de balancear os nutrientes e ingredientes (que mesmo profissionais sérios e humildes teriam dificuldade de ajustar com precisão) como fosforo, cálcio, taurina, etc, mas de muitas outras coisas, como custo, disponibilidade de tempo, higiene com a comida exposta ao relento, praticidade para o dono que trabalha, etc, etc etc…… se não percebeu, bela profissional és (se for mesmo veterinária) com essa dificuldade de interpretação de texto.

    • Renato

      Eu, se fosse vc não questionava mais ninguém aqui…
      tá perdendo de 10 a ZERO

      Só mais um pequeno esclarecimento, esse papo furado que com AN, o cão não tem todos os nutrientes bla,bla,bla, bla, bla bla bla bla que é coisa de quem quer amedrontar as pessoas

      SUA alimentação como HUMANO é super hiper balanceada ?
      Vc come tudo que deve, em TODAS as reifeições ?

      Pet alimentado com AN, como muito melhor que nós tá !!!!!

  • Juliana Rozante

    É pra isso q nós veterinários estamos aí. O proprietário não tem obrigação de calcular nada, um profissional capacitado irá orientar corretamente o dono do animalzinho para q ele possa oferecer uma alimentação balanceada, muito mais nutritiva e saborosa. Sou veterinária e me orgulho de ter escolhido a Alimentação Natural como minha especialidade. Os cães e gatos agradecem!