Programando férias de fim de ano com os pets? Confira dicas do especialista!

As estão chegando e nada melhor do que com toda a , incluindo os animais de estimação

Contudo, cães e gatos precisam de alguns cuidados especiais, principalmente relacionados à sua saúde. Karina Kowalesky, parceira da COMAC e especialista em produtos Pet da UCBVET, comenta sobre alguns deles:

É hora do !
Se você vai se ausentar ou mesmo se vai viajar com o seu cão ou gato, é fundamental que você faça um check-up do seu pet. Leve-o sempre ao para que possa ser orientado e para realizar exames importantes que podem prevenir futuros, no meio das férias!

A pesquisa Árvore de Valor, realizada pela COMAC, mostra que 21% dos entrevistados levam os animais ao veterinário apenas quando há algum problema. O ideal é que você mantenha uma rotina de visitas para garantir o bem-estar do animal e prevenir doenças.

Mantenha as vacinas em dia
Além de fazer um check-up da saúde do animal, as vacinas são muito importantes para evitar doenças. Converse com o seu veterinário sobre a e mantenha as vacinas atualizadas, conforme profissional.

Prepare-se para a viagem
Atente-se para as documentações exigidas para cada tipo de (ônibus, aviões e carros). Para aéreas, por exemplo, é necessário apresentar um atestado de saúde, emitido por um médico veterinário, uma Guia de Animal (GTA), também emitida por médicos veterinários, credenciados ao Ministério da Agricultura, e a carteira de do animal atualizada.

Proteja dos fogos de artifícios e rojões
Neste período do ano, fogos de artifícios e rojões são inevitáveis. Muitos animais têm medo do som e podem sofrer muito com isso. Por isso, proteja-os. Mantenha seu cão e gato em locais seguros, confortáveis, sem objetos que podem machucá-los, casos se desesperem. Manter as luzes acesas pode acalmá-los. Não os deixe presos em coleiras, pois numa tentativa de , podem se machucar. E tente de tudo para distrai-los e acalmá-los com carícias e colo.

Sobre a COMAC
A COMAC (Comissão de Animais de do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), criada em 2007, visa estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal. Tem por objetivo tratar dos assuntos ligados ao mercado de animais de (cães e gatos), visto como um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial. Através de pesquisas do segmento, a COMAC deseja informar sobre os da relação entre os animais de estimação e o homem, a importância do médico veterinário na de doenças e na manutenção da saúde dos animais, valorizando a medicina veterinária e seus profissionais.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários