0
Shares
Pinterest Google+

boconaA bucal de cães e é uma das áreas do cuidado animal mais negligenciada pelos donos. Cerca de dois terços dos norte-americanos não zelam pelos dos pets conforme as orientações dos veterinários. De acordo com a American Veterinary Dental Society, 80% dos e 70% dos gatos mostram sinais de bucais a partir dos três anos de idade.

“A doença periodontal é provocada pelo acúmulo de placa bacteriana e não afeta somente a boca do pet. Assim como no homem, a falta de bucal apropriada pode comprometer também o , os , os e as articulações, encurtando a vida do animal”, diz o doutor Juan Deleón, e diretor da Veterinária do Parque.

De acordo com o veterinário, o mau hálito é um dos alertas mais fáceis de ser percebido. “A halitose é produzida pelos gases liberados pelas bactérias. Ou seja, quando o pet apresenta um hálito de peixe morto ou carne putrefata é sinal de que a placa bacteriana está evoluindo negativamente para a formação de tártaro. Essa condição é muito desconfortável para o animal e só com ajuda de veterinários especializados em saúde bucal poderá ser removida”.

Juan Deleón aconselha aos donos de pets a escovar os dentes do animal diariamente desde filhotes para evitar a doença periodontal. “Animais adultos oferecem maior resistência à escovação, exigindo uma dose extra de paciência e dedicação dos seus donos.

O ideal é começar fazendo a limpeza com uma gaze umedecida ou um dedal especial para a higiene bucal. Depois que o animal se acostumar com a ‘brincadeira’ é hora de passar a escovar os dentes com uma escova macia e creme dental de uso veterinário, sem esquecer-se de recompensar o animal pelo bom comportamento”.

Fonte: www.itu.com.br

Comentários

Previous post

Deixar seu cachorro em um canil é bom pra ele?

Next post

Conselho Federal de Medicina Veterinária padroniza regras para documentos veterinários

No Comment

  1. Olá Alexandre
    É isso aíiiiiiiiiii Eu me preocupo c/ a saúde bucal dos meus peludinhos felinos. Já tive alguns deles q. tiveram q. fazer limpeza de tártaro e depois ficaram nota dez.Tiveram gengivite e o veter. Dr.Caldas em SP tratou deles.
    Hoje já não têm + problemas.
    Acho q. tb a alimentação pode influir……….
    Sabe como é…………1 petisco aquí, outro alí………
    abs
    suely bischoff machado de oliveira
    psicóloga
    atibaia-sp

  2. Meu Pet teve a doença Periodontal e sofreu muito e teve que arrancar alguns dentes,( fiz até rifa para poder pagar o Vet.) e tenho mais 2 pets precisando limpar os Tártaros,que logo vai ter problemas tambem, mas os Veterinários estão cobrando muito caro, deveriam fazer uma campanha anual igual fazem com a castração e cobrar mais barato, cada clinica que eu ligo uma é mais caro que a outra, como vamos fazer nós, os aposentados com 1 salário mínimo, que temos nossos bichinhos companheiros, pagar essas limpezas caríssimas ??
    desculpe o desabafo, parabéns pelas reportagens.
    Alice