Biodiversidade: 192 espécies de pássaros em risco de extinção

Um total de 192 de pássaros estão “em risco crítico de extinção”, o maior grau de ameaça que pesa sobre elas, segundo a mais recente lista vermelha da União Internacional para a Conservação da (UICN), publicada nesta quinta-feira.

Segundo a UICN, essas 192 espécies fazem parte das 1.227 globalmente , representando 12% da totalidade dos pássaros no mundo.

“Esse número não para de aumentar, apesar das iniciativas de conservação tomadas em todo o mundo”, comentou o dirigente da Comissão para a Sobrevivência das espécies da UICN, Simon Stuart.

Duas novas espécies se somaram este ano à lista: O Gorgeted Puffleg ou Zamarrito del Pinche da (Eriocnemis isabellae) e o Sidamo Lark (Heteromirafra sidamoensis).

O primeiro, um muito colorido e recentemente descoberto na Colômbia, é vítima do desmatamento no sudoeste do país causado pelo cultivo de . O segundo também está ameaçado pelas mudanças nas planícies em que vivem, na .

A UICN se preocupa especialmente com o fato de que 24 espécies estão ainda mais ameaçadas hoje do que há um ano, apesar dos planos de ação postos em prática no mundo para lutar contra essa .

Outro elemento de preocupação é a rarefação das espécies denominadas comuns. A UICN dispõe da maior rede consagrada à da natureza do mundo com mais de 1.000 organizações em 140 países.

Imagens:
Fonte: AFP

Comentários