Como criar um canário feliz e saudável

Autor: Caroline Randmer |Fonte

Por volta de 1700, uma ave verde-acinzentada foi capturada e levada das Ilhas Canárias, na costa africana, para a Europa. As mutações nas linhagens seguintes resultaram na grande variação de canários hoje existente.

Para quem pretende ter um mascote como esse na família, vai a dica: a Federação Ornitológica do Brasil, a FOB, que orienta a e a reprodução aviárias aqui no país, disponibiliza um guia com as principais para garantir uma vida tranquila a esses cantores da natureza. Os cuidados são bem diferentes dos dispensados a outros pets. “As idas ao veterinário, por exemplo, só são necessárias se houver algum problema com a ave”, explica Guido Nardi Neto.

1. Na hora de escolher o
Preste atenção se sua barriga não tem manchas e se ele está cantando, no caso dos machos, ou comendo bem, no caso das fêmeas. Esses sinais indicam que o bicho é mesmo saudável.

2. Quando for comprar a gaiola
Procure as de arame galvanizado, material protegido contra corrosão. Use papel absorvente para forrá-la, como folhas de jornal, e troque em dias alternados.

3. Acessórios ideais para a ave
Leve em conta a praticidade. Comedouros e bebedouros de plásticos em meia-lua, que ficam no exterior da gaiola, dão conta do recado e são fáceis de ser higienizados.

4. Onde deixá-lo em casa
Prefira um cômodo amplo e com janelas voltadas para o sol nascente. Uma fresta é suficiente para garantir a circulação de ar e prevenir problemas respiratórios.

5. Ao preparar as suas refeições
Aposte na farinhada com ovo cozido e em verduras como almeirão, chicória e couve. Além disso, coloque no cardápio sementes como o alpiste, a aveia sem casca e o níger.

A ficha do pássaro
Veja as informações básicas sobre esse pequeno que adora cantarolar:
Idade: pode viver até 15 anos
Tamanho: entre 10,5 e 23 centímetros
Raças: as autoridades brasileiras liberam a criação de todas as espécies
Preço: por volta de R$50

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários

, ,

2 comentários sobre “Como criar um canário feliz e saudável

  1. Um  passaro feliz deve ficar livre na natureza, se não ouver  compradores, não existirão passaros engaiolados!
    Que espaço eles tem para bater as asas numa gaiola?
    As asas deles foram feitas para voar ,não para ficarem numa gaiola onde não a podem usar.
    Colocar um passaro numa gaiola,só para ouvi-lo cantar dentro de sua casa todos os dias,é muito egoismo com o bicho, quer musica,compre um cd  classico ou de sons da natureza.
    Alem do mais muitos destes animais sofrem no transporte são clandestinos,morrem e sofrem no percurso.
    Animais para se ter em casa,apenas cão e gato,o resto tem q viver no seu habitat!!!