Garoto cria invenção que protege pássaros que dão de cara em janelas

ot-090121-charlie-sobcovNós já somos dinossauros da tecnologia, não importando a idade que temos, seja 20 ou 70 anos. Se em um momento você acha que domina alguma coisa, uma criança de 5 anos passa por você dominando muito mais o iPhone, o celular, o PC, etc… crianças estão virando Geeks mais cedo do que em qualquer momento da história.

Por isso, é ótimo divulgar quando um desses mini-geeks não está te mostrando a língua ao te ajudar a mexer em um aplicativo no Windows, e sim ajudando a natureza a sobreviver na cidade grande.

Charlie Sobcov está na oitava série, e em sua última feira de ciências impressionou todos os professores. Preocupado com os passarinhos que morriam porque batiam em janelas, Charlie queria uma solução que não prejudicasse a vista das pessoas pelo vidro.

De acordo com o site MAKE, Charlie desenvolveu um plástico maleável e flexível (como aquelas colas que podemos moldar à vontade e fixarmos nas janelas) que é pintado com uma tinta que é invisível ao olho humano, mas não passa batido pelos olhos de um pássaro. O plástico deve ser fixado no centro da janela, alertando aves distraídas.

“Essa tinta é de uma cor que pássaros podem ver, mas humanos não. É como colocar uma enorme placa de ‘pare’ no meio da janela”, disse Charlie em uma entrevista para a Rádio CBC.

A sacada do garoto foi colocar no plástico tinta ultravioleta, que está fora da gama de cores que nós enxergamos, mas que salta à vista de pássaros, que enxergam muito mais do que as pessoas.

Charlie teve essa idéia após se apaixonar por pássaros em uma viagem com os pais à Costa Rica. Lá ele aprendeu que a população de aves está diminuindo graças ao aquecimento global, e que 500 milhões de aves morrem por ano no México, Estados Unidos e Canadá em colisões com janelas.

Em um jornal, Charlie recrutou voluntários para testar seu experimento, e conseguiu resposta de 40 pessoas. Após o término dos testes em fevereiro, Charlie pensa em vender sua nova invenção.

Quem dera toda essa nova geração pudesse pensar assim!

Imagens:
Fonte: Geek

Comentários