A importância da castração de cães

A palavra ainda gera nos donos de animais. Porém, a de cães pode uma série de , além de ajudar no da canina que pode ficar nas ruas afirmam os profissionais veterinários do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Não machuca o animal
Engana-se quem pensa que a castração de cães é um ato que irá machucar ou danificar os instintos caninos, como proteger sua família ou ser dócil. Muito pelo contrário, os cães castrados se tornam menos nervosos e mais carinhosos, pois o processo diminui a e a dos cães.

Evita a superpopulação de
Os cães que não são castrados podem sair às ruas e engravidar fêmeas, gerando ninhadas de filhotes, que muitas vezes têm um futuro incerto e acabam vivendo e morrendo nas ruas. A quantidade cães para é muito grande e prevenir o aumento de animais soltos na rua, ou até do nascimento de filhotes dentro de casa, que depois terão que ser doados e geram mais gastos, é a melhor solução.

Diminui a probabilidade de da mama nas fêmeas
A castração das fêmeas resulta na diminuição da probabilidade de câncer de mama, chegando a praticamente zero quando são castradas jovens. Em comparação com fêmeas não castradas, as castradas apresentaram menores chances de desenvolvimento da doença, muito comum em cachorras idosas. Ainda, há a prevenção de 100% contra piometra, infecção uterina muito comum nas cadelas não castradas.

A probabilidade câncer em machos também é reduzida
Machos castrados também têm menor possibilidade de desenvolver tumores nos testículos e na próstata. Os testículos são retirados nesse processo, evitando assim o aparecimento da doença nos cães castrados.

Reduz a necessidade de marcar território no caso dos machos
Quem tem um cão macho sabe que é grande a possibilidade de ele fazer xixi pela casa toda para marcar território. Depois de castrado, o cão pode reduzir ou perder a necessidade de demarcar sua área urinando por toda a casa ou latindo demasiadamente.

Aumenta a expectativa de vida do cachorro
Por diminuir as chances de ocorrerem doenças, a castração aumenta a expectativa de vida canina. Estima-se que cães castrados vivam, em média, 14% mais do que os não castrados. Além disso, seu cachorro ou cadela não irá tentar fugir de casa para acasalar, comportamento perigoso, já que eles podem ser atropelados por carros ou se machucarem.

Evita possíveis constrangimentos com as visitas
Quando os cães estão com os hormônios à flor da pele, é normal seu comportamento de subir e agarrar nas pernas de humanos para cruzar. Esse comportamento acaba resultando em uma situação constrangedora para a visita e para o dono do cão. Com a castração, os hormônios que instigam o cachorro a cometer o ato são eliminados, deixando o pet muito mais sociável.

Apesar de ser uma cirurgia, portanto, oferece riscos, a castração de cães é altamente indicada para manter a saúde do animal. Além disso, proporciona mais facilidade para adestrar, passear e evitar situações como ninhadas indesejadas, fuga da coleira para procurar parceiros em momento fértil ou situações constrangedoras com as visitas. Lembre-se, é muito importante procurar uma clínica veterinária de confiança e conversar sobre o procedimento.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários