Cães de trabalho: quem são eles?

Você fica desesperado quando chega uma visita na sua casa e o seu cão pula em cima dela, e quer brincar de qualquer jeito?

Ele fica eufórico, corre para todo lado e não pára até se sentir exausto. Sem contar os dias que ele parece encasquetar com alguma coisa e não desiste até conseguir.

Não se desespere… você pode ter em sua casa um cão de trabalho!

O cão de trabalho trabalha em quê?
Se o seu cachorro é agitado demais, teimoso, e te ama tanto que chega a te derrubar de tanto amor, saiba que estas são características perfeitas de um ótimo cão de trabalho.
Isso não quer dizer que você deve arrumar um emprego pro seu cachorro…

dogwalkdog

Na verdade, os “cães de trabalho” são animais que herdaram características voltadas ao trabalho, como o Border Collie que adora pastorear, o Labrador, o Retriever e outros que sentem prazer ao trabalhar e ajudar seu dono, mesmo que estejam cansados, ou sendo uma tarefa muito difícil e demorada de ser concluída.

Desempregado
O problema é quando o cão de trabalho não tem o que fazer… aí ele vira essa bomba de excitação que deixa o dono em pânico quando explode. Mas não se preocupe… Aí vão algumas dicas que podem ajudar a descarregar tanta energia sem maiores estragos.

Dicas para o desocupado
A primeira é: não deixe o seu cão descobrir que gosta do que ele foi feito para gostar!

Pode parecer coisa de doido, mas se você evitar, por exemplo, que seu labrador saiba como é gostoso deitar no chão molhado, ele não vai virar a vasilha de água pra se refrescar. Mas como fazer isso? Arrume uma vasilha, daquelas bem pesadas, muito fáceis de encontrar em qualquer Pet Shop, ou então fixe a que você já tem em casa no chão. Assim o seu cachorro jamais descobrirá o quanto é bacana ficar todo molhado, e você não vai ter que limpar toda a bagunça dele e ainda tomar aquela bronca da sua mãe.

Outra forma é ajudar o cachorro a canalizar essa energia em outras atividades que não sejam exatamente pular em você ou em sua visita o tempo todo. O intuito é satisfazer pelo menos uma parte das necessidades do cão de trabalho.

Por exemplo: se o seu cachorro fica muito excitado quando você chega em casa, pode ser ensinado a correr bastante em volta do sofá da sala para extravasar toda essa ansiedade. Ou então, pode ser incentivado a trazer uma bola na boca para mastigar, ao invés de abocanhar a canela do seu namorado novo ou mastigar suas roupas.

1 opinião sobre “Cães de trabalho: quem são eles?”

Deixe uma resposta