Cães realmente entendem quando estamos falando com eles?

Quem tem cachorro em casa sabe bem que, além de adoráveis e companheiros, eles são ótimos ouvintes.

Mas, será que os cães realmente sabem quando estamos falando com eles? Um húngaro conseguiu provar que quando os humanos falam de forma direta com os cães, eles são capazes de prestar atenção.

A acompanhou 16 cães adultos que foram dispostos numa sala de modo a assistir a um vídeo no qual um ator falava sobre dois vasos de flores que estavam ao seu lado. Enquanto os cachorros assistiam ao vídeo, uma câmera gravava os movimentos dos olhos dos animaizinhos para saber se eles eram capazes de seguir o homem quando ele se virava para um dos vasos.

Num dos momentos do vídeo, o ator cumprimentou a plateia canina com um “Oi, cão” bem animado, dito de forma direta e com voz mais aguda. Num segundo momento, os cumprimentos foram feitos de forma menos direta, em voz baixa e com pouco contato visual.

Ao final das observações, os pesquisadores sugeriram que os cachorros têm um tipo de social similar a bebês de um a dois anos de idade. Isso porque os cães, assim como os bebês, só conseguem prestar atenção quando o contato é feito de modo direto, ao estilo olhos nos olhos. A pesquisa sugeriu, ainda, que nossos melhores amigos são providos de precoce, capazes de sentir quando o ser humano quer compartilhar uma informação.

Além de trazer alívio de saber que seu cãozinho é mesmo um verdadeiro confidente, esse estudo é mais um passo importante para ajudar os pesquisadores a descobrirem como funcionam as funções cognitivas dos animais.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários

, , ,

3 comentários sobre “Cães realmente entendem quando estamos falando com eles?

  1. Que os nossos amigos entendem bem e quase qualquer coisa que falamos com eles já sabia. (Bem tens uns mais e uns menos estimulados, mas em geral os cachorros entendem bem quando querem). Mas o que foi novidade desta pesquisa é que eles têm a sensibilidade precoce o que sinto falta em muitos seres humanos 🙂