Como proteger os cães das principais doenças no inverno

Os com os cães durante o diferem das necessidades para o verão. Nesse período, por permanecerem mais tempo em locais fechados por causa das baixas , os pets ficam mais suscetíveis a perigosas e que, em casos como a , podem ocasionar a do cão. Para evitar esses problemas, recomenda-se atenção a alguns e, claro, o acompanhamento junto ao médico veterinário e a correta.

A traqueobronquite infecciosa, conhecida como gripe canina, é a doença mais frequente no inverno. Transmitida pelo ar ou contato com outros animais infectados, pode aparecer em cães de qualquer idade, com sintomas bem parecidos aos da gripe humana, com espirros e tosse, por exemplo. Pode evoluir para pneumonia, caso não seja tratada de forma correta ou prevenida com a vacinação do pet. Os casos de cinomose são ainda mais graves, já que a doença pode levar o cachorro à morte. A cinomose tem início com sintomas respiratórios, que progridem para problemas neurológicos. Épocas do ano mais frias são as mais propícias à proliferação de vírus e a consequente contaminação dos cães.

A médica veterinária e gerente de produtos da , Fabiana Grecco, explica que a melhor forma de proteger os cães de qualquer doença é sempre a prevenção. “Para os casos de gripe canina, cinomose e demais doenças infecciosas, o procedimento correto é a prevenção, com a vacinação anual dos cães, de acordo com um programa de vacinação determinado pelo médico veterinário para cada animal”, indica. Outros cuidados devem ser direcionados ao ambiente onde o pet vive, assim como à alimentação. “É muito importante manter os pets abrigados do frio e chuva, em ambientes limpos, com água e comida adequada”, reforça Fabiana.

Sobre a Merial – Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal voltada para a inovação, fornecendo uma gama completa de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies de animais. A Merial emprega aproximadamente 6.000 pessoas e opera em mais de 150 países ao redor do mundo. Seu faturamento em 2012 ultrapassou US$ 2,8 bilhões. Merial é uma empresa Sanofi. Para mais informações, consulte www.merial.com.br.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários