0
Shares
Pinterest Google+

Estudo demonstra que levar uma lambida do cachorro ou dividir a cama com ele não oferece tanto risco à como se pensa.

Uma pesquisa realizada pela veterinária Kate Stenske, da Kansas State University, mostrou que o contato próximo entre cães e os seus donos não traz para a saúde humana. Segundo a pesquisadora, dormir ao lado do cão de estimação ou levar uma lambida no rosto não causa doenças.

O estudo de Kate, que será publicado na próxima edição do American Journal of Veterinary Research, analisou os riscos relacionados à bactéria Escherichia coli, causadora de problemas comuns como infecções intestinais. Para isso, a veterinária coletou amostras de fezes de cães e de seus proprietários.

A pesquisa demonstrou que, na maioria dos casos, o micro-organismo encontrado nos seres humanos é mais resistente – e, por isso, mais perigoso à saúde – do que o encontrado entre os cães. Em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam o mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso quer dizer que, na maior parte das vezes, os humanos são mais perigosos para os cães – ao transmitir uma bactéria mais resistente – do que o contrário. Apesar disso, Kate recomenda sempre ter bom senso na prática da higiene pessoal: é fundamental lavar bem as mãos antes de preparar alguma refeição ou de brincar com seu cachorro, por exemplo.

dog_kiss

A veterinária afirma ainda que o interesse pelo tema nasceu em função da relação quase paternal que os donos desenvolvem com seus cachorros de estimação. “Há estudos que mostram que 84% das pessoas dizem o cão é como um filho para eles”, diz. Para Kate, a conclusão de seu estudo traz vantagens físicas e psicológicas para cães e proprietários, uma vez que libera os carinhos entre eles.

O próximo passo, segundo Kate, é analisar a relação da E. coli em gatos e seus proprietários. Segundo a veterinária, o estudo pode trazer novidades sobre o tema, já que a relação entre felinos e humanos é diferente da nossa relação com os cães.

Previous post

Veja o que acontece quando um cachorro se chacoalha pra secar, em câmera super lenta

Next post

As 15 imagens mais animais que você verá hoje!

9 Comments

  1. […] pesquisa realizada pela veterinária Kate Stenske, da Kansas State University, mostrou que o contato próximo entre cães e os seus […]

  2. Donnola
    07/12/2011 at 14:50 —

    Hoje em dia, os cachorros saíram do nosso quintal e foram direto pra nossas casas e sofás e camas.

  3. Sol_contabilidade
    07/12/2011 at 13:54 —

    Tenho nove cachorros, e sou apaixonadas por eles, eles me fazem muito bem. Só nao tenho mais, pelo espaço fisico, dinheiro e tempo para dar carinho. Foi bom saber desta pesquisa, por 3 dormem comigo e vivem me dando beijos. Um grande abraço e um beijo igual de caenzinhos que sao lindos.
    Abraço sSol

  4. Na verdade então, os humanos são mais perigosos para os cães, pois transmite os anti-corpos mais resistentes? E só não faz mal a saúde do cão e seu proprio dono, ou seja, para aquelas pessoas que deixa qualquer cachorro ficar te lambendo, isso é risco p ela sim. E como fica as crianças da casa, já que é só o dono que não faz mal? Afff… será q alguem pode me explicar?

  5. Neuza
    07/12/2011 at 00:00 —

    Essa informação é importante porque as pessoas que não tem animais de estimação sempre estranham nossa relação de amizade com nossos animais principalmente os cães que gostam de estar sempre perto de seus donos,  nem imaginam o bem estar que nos proporcionam.

  6. Paola Oliveira de Camargo
    06/12/2011 at 21:19 —

    Mas eu só quero saber sobre os gatos, que esses sim têm meu carinho e atenção – e dormem no mesmo sofá em que assisto meus filmes.

  7. Jan Janethe
    06/12/2011 at 18:26 —

    minha amiga (maga)deixa de beijar o marido p/beijar o cachorro hehehe amo todos mas não beijo na boca.

  8. Sergio
    06/12/2011 at 17:42 —

    Sei disso a minha vida toda, pois sempre tive esse contato com os meus cães desde criança. Hoje tenho 42 anos e sou completamente saudável, pois tive que fazer uma bateria de exames (36 ao todo) para poder trabalhar para o governo.

  9. Ss
    06/12/2011 at 16:49 —

    legal