Mini Winnie é o primeiro cão clonado da Grã-Bretanha

Os acabam de fazer o primeiro cão da depois que sua dona ganhou um para ter uma de seu animal de estimação já de avançada.

Rebecca Smith, de 29 anos, moradora do oeste de , quis ter sua , Winnie, clonada, em uma organizada pela empresa coreana de tecnologia Sooam Biotech.

Ela ganhou e o cachorro clonado, chamado de Mini Winnie, foi concebido em um tubo de ensaio e nasceu em , em 30 de março. O processo foi filmado por uma emissora de televisão. O primeiro mamífero a ser clonado foi a ovelha Dolly, nascida em Edimburgo em 1996. Cães foram clonados pela primeira vez na Coreia do Sul em 2005, pelo cientista Dr. Woo Suk Hwang, da Sooam Biotechmas, mas esta é a primeira vez que um cão britânico foi reproduzido.

Para participar da competição de clonagem, Rebecca teve que filmar sua dachshund e enviar o vídeo. “Minha cachorrinha salsicha é muito especial, mas ela já tem 12 anos e não vai ficar aqui para sempre”, assinala ao Daily Mail. Após sair o resultado do concurso, uma amostra de tecido da pele da cadela foi retirada e enviada para a Coreia do Sul, em nitrogênio líquido. Ali, as foram colocadas em ovos fornecidos por uma cadela da mesma , antes que uma faísca de eletricidade promovesse a fusão.

O foi, então, colocado em um animal , e o nasceu por cesariana, pesando pouco mais de meio quilo, há dez dias. Rebecca ainda voou para Seul e viu o nascer e disse que se parecia com o seu próprio animal de estimação. Restrições sanitárias britânicas impõem uma . Isso quer dizer que agora ela tem que esperar mais de seis meses antes que possa levar o cachorro para casa para conhecer a Winnie original.

“Se ela é idêntica à Winnie, ainda não sei. O filhote não vê e não ouve ainda, é apenas um salsicha pequeno que se contorce ao beber leite”, conta. A empresa sul-coreana, que produziu o primeiro cão clonado do mundo, Snuppy, e também clonagens de cães policiais de resgate altamente treinados para o governo sul-coreano, agora espera que outros britânicos vão querer pagar quase 220 mil reais para ter seus animais de estimação clonados.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários