0
Shares
Pinterest Google+

cachorro-triste-petrede

A tenta descobrir se aquele olhar de culpado que o faz quando se descobre alguma travessura é sincero. A última descoberta é que a triste carinha não está ligada ao que ele fez, mas com a reação de seu .

O departamento de da de Barnard College procura emoções humanas no dos animais, como e . Um experimento com cachorros e seus donos verificou essas emoções.

petrede-pug-triste

Na experiência, o dono mostrava algum alimento ao cachorro, dizia a ele que não o comesse, e deixava a sala. Enquanto o dono estava ausente, o cachorro comia o alimento ou esse alimento era retirado da sala pelos pesquisadores. Em alguns dos testes, o dono retornava à sala desinformado, achando que o cachorro o havia desobedecido, por exemplo, quando o bicho não havia comido nada. Quando o dono era informado de uma desobediência, o cachorro levava uma bronca.

cachorro-olhar-triste-petrede

Os pesquisadores descobriram que atitudes como – arrastar-se para longe, baixar a cabeça e colocar o rabo entre as pernas, entre outros – ocorriam independente de o cachorro ter ou não desobedecido. O importante era a reação do dono. Os pesquisadores mostram que os animais aprenderam a reagir desta forma, mas ainda não sabem dizer se eles sentem ou não a culpa.

Anterior

Pesquisadores descobrem qual o melhor parceiro de caminhada para emagrecer

Próxima

Cães sentem pena das pessoas, diz pesquisa