0
Shares
Pinterest Google+

Será que faz mal alimentar seu cachorro com alimentos embutidos?

É comum e até automático pensar que alimentos industrializados do tipo, como , ou , possam prejudicar a saúde dos animais.

Mas, de acordo com Alexandre Sano, diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, oferecer esse tipo de petisco a cachorros (que são animais carnívoros) não fará mal. Desde que não seja o único alimento da dieta do bichinho.

– Dar pedaços de salsicha ou qualquer outro alimento embutido à base de carne para um cachorro não é o problema. O organismo do animal, de natureza carnívora, está pronto para processar carnes das mais variadas possíveis, como de roedores, aves e vísceras. Se não houvesse ocorrido a domesticação, eles viveriam muito bem assim.

Mesmo a quantidade de corantes e conservantes contida nesses alimentos não é considerada propriamente nociva ao organismo de cães e gatos, segundo Sano.

– O ideal é alimentar os bichinhos com , hoje em dia, pois elas já vêm balanceadas. O dono pode até misturar um pedacinho de salsicha na , como muita gente faz. Se fizer mal, isso será apenas uma característica individual. Mas é como acontece com humanos. Assim como tem gente que não pode com certos alimentos, para os animais vale o mesmo. Há até cães que se dão melhor com rações mais simplórias e baratinhas do que com as mais elaboradas e caras.

O professor Aulus Cavalieri Carciofi, da faculdade de medicina veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista), confirma a afirmação do colega.

Especialista em para cães e gatos, ele diz que até mesmo os problemas mais comuns associados ao consumo de embutidos (como pedra nos rins ou obesidade) estão relacionados muito mais à sensibilidade individual de cada animal.

– Dizer que dar linguiça para um cachorro, por exemplo, faz mal ao organismo não passa de desinformação. Os embutidos, na verdade, podem até fazer bem, pois são fonte de proteína e . Se os conservantes desses alimentos são adequados ao consumo humano, logo também não podem ser considerados impróprios aos animais.

O dono precisa, no entanto, levar em conta o equilibrio da dieta.

A dica, portanto, é a seguinte: se você optou por alimentar seu bichano com ração e quer fazer um agrado a ele dando um pedadinho de salsicha ou outro embutido, você até pode fazer isso diariamente, mas nunca ofereça uma quantidade 10% maior em proporção à porção diária da ração.

Agora, se você optou por alimentar seu animalzinho com comida, fica mais difícil mensurar essa proporção, que vai variar muito de acordo com o tipo de comida.

– Nesse caso é melhor procurar por um veterinário especializado em nutrição para montar uma tabelinha.

Comentários

Previous post

A história da Calopsita - Conheça um pouco da história dessa ave tão simpática

Next post

30 dicas pra quem tem um novo cachorro

4 Comments

  1. jose zacharias
    11/10/2015 at 11:07 —

    SALSICHA? SEGUNDO MINHA AVÓ É FEITO COM TUDO QUE NAO PRESTA ADICIONANDO-SE MAIS PORCARIAS PARA DAR GOSTO.

  2. Dono do Shih-Tzu Nicky
    27/03/2013 at 15:32 —

    Informação muito útil, o meu cão, um Shi-Tzu, adora salsicha.

  3. Marcelo
    11/05/2011 at 11:49 —

    Salsicha faz mal não só pra cachorro mas pra qualquer um que comer.

  4. Santicioli
    10/05/2011 at 10:06 —

    Ufa, q alívio!!
    Meu filhote sofre de epilepsia e só consigo dar o gardenal colocando um pedaço de salsicha na ponta da seringa.

    Por outro lado, creio que seja o principal meio de envenenamento de animais usando o chumbinho.