Xampu para cães: saiba escolher o produto ideal para seu pet

Aquecido há algum tempo, o pet segue lançando dos mais variados segmentos para quem é dono de bichinhos de estimação, e no segmento de e não poderia ser diferente.

Necessário para manter a e o bem estar dos pets caninos, os banhos têm no para cães uma de suas principais e mais eficientes ferramentas – possibilitando que uma higiene adequada seja feita e ainda proporcionando a vantagem de poder sentir o na do animal.

Disponível em três tipos principais, os xampus para cães são divididos em:

Xampu para pelos claros
Conforme já diz o nome, é indicado para cães de pelagem clara e que tende a se sujar com facilidade. Além da , também promove a conservação da cor natural dos pelos do animal.

Xampu para pelos escuros
Recomendado para cachorros com pelagem preta, marrom ou acinzentada, o xampu para pelos escuros restaura o original dos fios, deixando o animal com uma pelagem de aspecto sedoso e limpo.

Xampu neutro
Pode ser usado por cães com todo tipo e cor de pelagem na maioria das vezes. Custa mais barato que os demais tipos de xampu, podendo ser uma boa opção para quem deseja manter a pelagem do cão limpa e cuidada sem ter que gastar muito.

Perfeitos para quem prefere dar nos pets dentro de casa – ou para quem não tem condições financeiras de mandar o cão para tomar em pet shops –, os xampus para cães nunca devem ser substituídos por xampus ou qualquer tipo de produto usado por humanos, já que, em muitos casos, as fórmulas desenvolvidas para o uso das pessoas podem contar com e substâncias prejudiciais ou alérgicas aos cães.

Por isso, é importante lembrar que, tanto no que se refere a banhos como a e , nada do que foi feito para humanos deve ser usado nos animais, pois você corre o risco de causar danos à saúde deles.

Dito isso, é válido lembrar que, na hora do banho canino, o mais recomendado é o uso de morna ou fria, já que a quente demais pode ressecar a pelagem do animal e acabar com seu brilho. Além disso, certifique-se de manter à mão todo tipo de produto que for necessário ao longo do banho – pois os cães não terão a paciência de esperar que você os busque em outro cômodo – e mantenha o pet na se ele for de grande porte, evitando caso ele queira sair do tanque ou do box onde está sendo banhado.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Comentários