Xixi e cocô no lugar certo: 5 dicas para ensinar seu pet

Qualquer animal de estimação, seja ele filhote ou adulto, pode acabar fazendo cocô ou xixi em lugares inadequados.

Você acabou de levar um pequenino para casa e está com receio de perder uma plantinha ou ver aquele tapete novo danificado? A Pet Anjo te ajuda com algumas dicas que vão a ensinar o cãozinho recém-chegado ao seu lar, mesmo que ele seja um pouco mais velho ou até treinado. Afinal, tudo será novidade na casa nova.

Chamado pelos veterinários de “problema de eliminação inadequada”, a questão acaba sendo a causa de um dos maiores índices de abandono de animais. Mas seguindo alguns passos simples, logo seu pet vai aprender a usar o local mais adequado.Você só precisa de um pouco de paciência, persistência e consistência, além de tapetinhos (aqueles higiênicos) os folhas de jornais e os petiscos.

1 – Crie uma rotina
Logo que chegar na nova casa, o animalzinho precisará de uma rotina para que tudo seja mais fácil. Isso inclui horário para dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades. Se todos da casa se comprometerem, logo ele vai se acostumar. Caso ele seja filhote, vai lev ar de 10 a 15 minutos após a refeição para fazer xixi ou cocô. Já os cães mais velhos, podem ser levados até quatro vezes por dia.

2 – Sempre no mesmo lugar
Além de precisar de uma rotina, os cãezinhos se adaptam mais rapidamente se tiverem um canto especial para fazer cocô e xixi. Pode ser em uma área do seu quintal, uma varanda ou a lavanderia. O importante é escolher um local de fácil acesso e que não esteja ao lado da comida ou do local onde ele dorme, pois por questões de higiene, os bichos não gostam de ir próximos aos locais de descanso ou das refeições.

3 – Aposte na recompensa
No começo de adaptação, sempre leve o cão ao canto do xixi, logo depois que ele tiver feito sua refeição. Quando ele conseguir fazer algo, dê um petisco como recompensa, faça um elogio ou carinho. Nunca economize a festa! Assim ele vai entender que é recompensador agir dessa maneira. E com o tempo, ele só vai melhorando ao criar hábitos rotineiros.

4 – Sempre ao seu lado
Nas primeiras três semanas, o mais adequado é que seu cão esteja sempre acompanhado. Você deve escolher uma palavra para “pedir” que ele faça xixi ou cocô, como por exemplo “banheiro”. Use-a quando levá-lo ao local correto para as necessidades. Quando não puder, de maneira alguma, ficar com ele, deixe-o em um lugar reservado com água, brinquedos e fraldinhas ou jornais.

5 – Esqueça as broncas
Para educar um animal, a aposta sempre será sempre o estímulo e não a repreensão. A bronca nunca ensina, só estimula ele a fazer escondido e no lugar errado. Quando ele fizer fora do local estipulado, o correto é ignorar. E nem pensar em esfregar o nariz no xixi ou cocô! Embora pareça mais difícil, dessa maneira ele vai adotar uma rotina com mais facilidade.

Mais sobre a Pet Anjo
A Pet Anjo foi idealizada pela Dra. Carol Rocha, médica veterinária especialista em comportamento animal, e pelo engenheiro Thiago Petersen com o intuito de criar uma comunidade de pet loversprofissionais que oferecem serviços de alto nível para os bichinhos de estimação. A empresa oferece serviços de hospedagem familiar, pet sitting (babás para animais), dog walking (passeadores para seu cãozinho) e banho e estética em domicílio. É a única empresa brasileira com certificações internacionais da DogTec, CPPS™ (Certified in Professional Pet Sitting™) e Dog Safe™. Este ano a startup captou R$ 1 milhão de investidores brasileiros e asiáticos, em uma operação assessorada pela ACE.
A Pet Anjo é a única empresa brasileira que possui um processo de seleção dos cuidadores bastante rigoroso. Cada cuidador precisa passar por um treinamento de mais de 15h, idealizado pela Dra. Carol Rocha e baseado nas certificações internacionais adquiridas pela empresa antes mesmo de começar a cuidar dos pets. Como parte do serviço, todos eles enviam fotos e vídeos com um relatório durante e após o serviço.