Gato com câmera no pescoço fica famoso por tirar fotos da vizinhança

O gato Cooper não é apenas um bichinho de estimação. Ele virou um gato fotógrafo e seus trabalhos são vendidas na internet por até R$ 500. Na verdade, os donos de Cooper colocaram uma câmera automática na coleira do animal, que dispara a cada 2 minutos, registrando por onde o gato passa todos os dias.

Tudo começou como um ‘experimento geográfico’ dos donos de Cooper, Michael e Deirdre Cross. O casal queria se certificar que o gato não estava em locais perigosos ou invadindo casas vizinhas enquanto eles estavam fora. Porém, os dois começaram a se surpreender com a qualidade das imagens registradas pelo gato. As fotos de Cooper mostram o que ele encontra pela rua, como seus esconderijos, os animais que cruzam seu caminho e o que acontece na vizinhança de seu quintal, em Seattle, nos Estados Unidos.

O experimento já dura um ano e ajudou os donos a entenderem melhor as necessidades do gato. Eles perceberam, por exemplo, que Cooper passava muito tempo em casa esperando os donos, pois apareciam muitas fotos da porta. Para solucionar o problema, resolveram instalar uma entrada especial nas portas do fundo, para que o bichinho pudesse sair e voltar a hora que quisesse.

Uma vez por semana, os donos de Cooper penduram uma máquina fotográfica bem leve na coleira de Cooper para assumir seu lado ‘fotógrafo’. O felino já é mundialmente conhecido e as fotos do animal já foram tema de duas exposições nos Estados Unidos.

Veja ao vídeo de Cooper em ação no programa ‘Must Love Cats’ do canal ‘Animal Planet’