0
Shares
Pinterest Google+

do ou é o nome comum para uma perene da família das hortelãs.

Nativa da Europa e da Ásia, essa erva possui um ingrediente ativo chamado Neptalactone que atrai a maioria dos felinos. Nos Estados Unidos, 400 toneladas de CatNip são utilizadas a cada ano, sendo que 80% desse total (320 toneladas) são destinados aos gatos.

A resposta ao CatNip é uma herança genética e o órgão responsável pela sensibilidade de perceber a substância Nepetalactone é o órgão de Jacobson, que se situa no dos felinos.

Segundo os estudiosos e veterinários, o cheiro dessa erva estimula o instinto do animal e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças e é inofensiva para eles.

gato-erva-catnip-petrede

Geralmente, a erva atrai mais gatos machos do que fêmeas, sendo que antes da fase reprodutiva (6 meses) os gatinhos costumam ser imunes ao seu cheiro.

Seu efeito é mais intenso nos 10 primeiros minutos, depois disso, o gato acaba se adaptando a ela. Após duas horas longe da erva, o animal se recompõe, então, a mesma reação pode acontecer se o gato entrar em contato com ela novamente.

O CatNip é encontrado na maioria dos brinquedos para felinos – recheio de ratinhos de feltro, bolinhas ou novelos de lã. Pode ser encontrada também in natura em pet shops.

O único cuidado na utilização da erva CatNip é a sua procedência. Dê preferência para produtos originários do Brasil e que foram cultivados sem agrotóxicos.

Anterior

10 dicas incríveis para seu pet não sofrer acidentes por conta dos fogos de artifício

Próxima

Momento gatinho bonitinho ou "Gato Cassetadas"?

  • Alexandre Domingues

    Muito legal o seu complemento Suely, nem imaginava esse negócio da água sanitária e da pasta de dente!!!

    Abraços,
    Ale

  • suely bischoff machado de oliveira

    Olá

    Muito interessante o que voce nos traz com relação à erva catnip, eu só não sabia que ela não é atrativa para os peludinhos antes dos seis meses. Eu a tenho aqui na chácara e é realmente muito interessante para os peludinhos que se deleitam, se enroscam, se esfregam todinho nela, eles ficam como que extasiados! Aliás ,outro aspecto interessante nos felinos ,é com relação à água sanitária e mesmo à pasta dental que faz com que eles se deleitem, se deliciem bastante. Os meus gatos só de sentirem o odor da água sanitária, ficam extasiados . Com relação à pasta dental, muitos gatos até gostam de lamber as espumas e mesmo a própria pasta. Ainda não sei o porque. Aliás ,com relação à pasta dental ,é deveras saudável, pois que elimina a possibilidade de mau hálito nos peludinhos !

    abraços

    suely bischoff machado de oliveira
    psicóloga
    atibaia