Guia prático da Chinchila – Tudo o que você precisa saber para ter uma

A é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns especiais.

Como Escolher
Se você não tem nenhuma cor específica em mente, encontrará com facilidade as cinzas, existem muitas outras cores, até albinas, todas branquinhas, nesses casos você terá que recorrer a criadores especializados, e claro que quanto mais rara a cor, mais caras serão.

Hábitos
São criaturas de hábitos noturnos, portanto se ver uma chinchila exposta durante o dia, muito provavelmente ela estará bem tranquila e provavelmente sonolenta, mas ao anoitecer elas irá despertar e ficar elétrica, não é raro ouvir ela correndo pela gaiola pela madrugada e a noite é o melhor período para brincar com ela, quanto mais tarde, melhor.

petrede-chinchila

Espaço
O espaço onde a chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias. Quanto mais simples for a gaiola, melhor. Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areia semelhante a dos gatos, ou aparas de madeira pequenas. Tenha ciência que elas tem momentos no dia de pura energia e se movimentam bastante, dependendo do tipo de gaiola e do que foi colocado na bandeja dela poderá ocorrer de ficar sujo em volta da gaiola.

Compre uma gaiola específica pois elas normalmente são projetadas com o tamanho da grade adequado para evitar fugas, porém poucas tem a bandeja alta o suficiente para evitar que a sujeira caia pra fora, evite gaiolas com grades no chão, a ideia é boa, não deixar a chinchila em contato com a sujeira, porém pode ocorrer da chinchila prender a patinha na grade e isso definitivamente não será bom pra ela, em casos extremos poderá machucá-la.


As chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal, caso contrário ela pode ter convulsões e vir a óbito.

Uma dica é deixar uma pedra fria dentro da gaiola que ela possa descansar em cima dela, qualquer uma serve, o mármore é um ótimo exemplo, vá em um lugar onde venda mármore e peça um retalho, normalmente não irão te cobrar por isso.

Água
Deve haver sempre água limpa em abundância para a chinchila beber, sempre em bebedouro específico para chinchilas com esfera rotativa que evitam que a água pingue ou escorra.

É muito importante saber que o pelo da chinchila não pode ser molhado em hipótese alguma, o risco de criar é eminente e isso irá gerar sérios problemas para a saúde dela.

Banho
Para garantir que o pelo fique bonito e para evitar fungos, coloque para elas a banheira com carbonato de (popularmente conhecido como pó de mármore) uma vez por dia, ou no mínimo três vezes por semana, por um período de 10 minutos aproximadamente. O carbonato de não pode ser substituído por outros produtos como talco, areia, farinha, ou coisas produtos do gênero.

Brincadeira
A hora do banho já é uma festa, é muito divertido ver a chinchila rolar no pó, mas nem só de banho se diverte uma chinchila.

Você pode deixar a sua chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, jamais a deixe sozinha quando estiver solta, pois como roedor que é, vai aproveitar para “provar” os fios eléctricos e os móveis.

Elas são super curiosas, vão conferir tudo ao redor, cheiram e depois mordem, quando descobrirem que você não é comestível e nem de roer, vão apenas mordiscar, mas se o que provarem for duro, vão morder pra valer, unhas e pontas de cadarço que se cuidem!

Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, as chances que eles tentam atacá-la caso não estejam habituados com a chinchila são grandes.

Necessidade
Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar e gastar os dentes, que pode adquirir numa loja de animais para esse fim.

Outra coisa muito importante é ter um lugar onde ela possa se esconder, você pode comprar túneis metálicos próprios para elas, elas amam dormir nesses lugares pois sentem-se protegidas.

Alimentação
As chinchilas têm um sistema digestivo bastante sensível, a sua alimentação deve ser bastante equilibrada. As chinchilas comem uma ração própria. Não se deve dar ração de coelho ou para hamster. Elas não podem comer sementes de girassol. Fora a ração própria, deve-se dar alfafa em cubo e em rama (alternando os dias) e suplemento alimentar. Dentre os petiscos é recomendado dar apenas maçã desidratada e uva passas, que inclusive elas adoram. As chinchilas não devem ser alimentadas em excesso, pois isso pode acarretar problemas intestinais.

Saúde
As chinchilas são animais bastante resistentes as doenças, no entanto, convém serem examinadas periodicamente. A maior parte das doenças provém da falta de higiene. O tempo médio de vida da Chinchila vai de 10 a 15 anos, sendo que há registro de chinchilas que já chegaram a 22 anos.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários

, , , ,

15 comentários sobre “Guia prático da Chinchila – Tudo o que você precisa saber para ter uma

    1. Você precisa pesquisar mais sobre as chinchilas…pq vejo que voce esta procurando um animal para ficar no colo e te dar atenção…e a chinchila..a maioria n gosta de colo e é dificil darem atenção á vc