Porquinho-da-índia emplaca nos pet shops

No século 18, os eram usados como moeda de troca entre sul-americanos e a Índia. Quase 200 anos depois, Manuel Bandeira escreveu sobre o animal de estimação que ganhou aos 6 anos: o autor dizia que o só queria ficar debaixo do fogão, não fazia caso de suas ternurinhas e, por isso, foi sua “primeira namorada”.

porquinho0

Agora, o bicho torna-se estrela de , na Força G, filme que tirou a mais recente aventura de Harry Potter do topo das bilheterias americanas. As shops sacaram logo o potencial, e o virou figura fácil nas das lojas brasileiras.

porquinho1

“As pessoas preferem animais que não deem muito trabalho e vivam bem em pequenos espaços”, diz a Karine Raile Rocha, da Cobasi, onde o bicho custa R$ 20. “Esses bichos são lentos, gostam de uma soneca e ficam muito amigos do dono.”

porquinho2

Os porquinhos da Índia medem cerca de 20 cm, pesam pouco mais de 1 kg e têm cores diversas. O bicho vive de cinco a sete anos e custa, no máximo, R$ 80. Além de específicas, sua dieta inclui , , , , , repolho, , , , e beterraba. Fontes de vitamina C são essenciais. Já alface e frutas gordurosas, como o abacate, podem causar diarreia. São indicados para crianças, pelo temperamento dócil. Podem viver em apartamento, mas requerem gaiola protegida de sol e vento, e precisam ficar pelo menos uma hora por dia fora dela. Mas devem ser mantidos longe de crianças com problemas respiratórios, já que soltam pelos com frequência.

porquinho3

E não são porcos, como o nome sugere. Roedores sul-americanos de médio porte, os Cavia porcellus são animais domésticos, não controlados pelo Ibama. “Eles são tímidos e, quando assustados, emitem grunhidos parecidos com os dos porcos”, explica a bióloga Sheila Favela, da Pet Center Marginal. Por isso, não é indicado para casas que já tenham cão ou gato. “O porquinho é muito assustado, a presença de outros animais pode causar estresse.”

Imagens:
Fonte: Revista Época

Comentários

Um comentário sobre “Porquinho-da-índia emplaca nos pet shops

  1. e mais uma coisa….e é por gente assim, que pensa como vc…que animais são largados todos os dias e maltratados!…
    mas logico….O SER HUMANO É MAIS EVOLUIDO NÉ? porque se preocupar com outras especies alem da propria (coisa que tambem nao acontece pq homem só quer saber dele mesmo!)

    1. primeiramente não é por causa de pessoas como nós são por causas de pessoas como vc q só sabe pensar en si mesmo pessoas irritantes e chatas a e são pessoas como nós q tira animais da rua e de mãos de pessoas como vc mais uma coisa se vc não gosta de animais não irrita quem gosta vai se preucupar com essa sua vidinha megera

  2. Na boa Tani…ONDE o ser humano é o mais avançado?
    Quem mata por matar, por ganancia, gente preconceituosa, mesquinha…que não se importa com nada além do próprio umbigo.
    ME POUPE!
    Animal é MUITO MAIS evoluido.
    Não é porque homem FALA que é mais evoluído…bicho também fala, a gente que não entende (do mesmo jeito que eles também não nos entende)!
    A diferença é que os animais matam porque tem fome ou por alguma razão especifica como se sentir ameaçado!
    Diferente do homem que mata, rouba e estupra na cara dura e porque são uns CRETINOS SIM!

  3. gente q fofo!!! nao sabia desse bichinho! ai, odeio gente q compra animal pra por engaiolado! gente, por favor! nao compre pássaro, papagaio, coelho, nada que tenha q ficar engaiolado. animais domesticado podem ficar em casa solto; deverá passear com ele, brincar com ele; é sempre bom ter outro animal para ele não se sentir sozinho; apesar que tem alguns cachorros que parecem querer ficar só ele e seu dono, rs…

  4. Olá… td bem??
    Tenho uma duvida…
    Porquinho-da-india pode ser castrado? Podem me indicar um lugar?
    Eu comprei dois, mas queria duas femeas e o rapaz da loja me vendeu um casal. A femea esta gravidinha, mas nao quero mais filhotes!
    Como faço isso?

  5. eu gostei muito do filme força g e acho que aquele cara esta serto mais pense bem nos porquinhos da india se eles nao estao bem mais felizes agora que tem uma familia alguem com quem brincar tem muitas pessoas
    que gostam desses animais tipo eu eu amo os animais eu tenho um cachorro
    um peixe eu tambem tenho tres canarios e dois periquitos
    e gostaria de ter um porquinho da india tambem mais infelismente eu nao posso ter um por causa que o meu irmao tem bronquite

  6. Para quem declama um discurso deste tipo deve dar muito pouco valor a própria espécie. Até porque a espécie humana é, ainda, a mais avançada criação da natureza. Então tratate-a com respeito, mas acredito que isso sempre foi muito difícil pra você, não é mesmo Yanê!?

  7. E, por culpa deste filme, centenas de porquinhos da india que foram comprados por impulso, serão jogados no lixo, como brinquedo estragado, assim que seus donos se cansarem de limpar sua sujeira (eles são porcos sim, passam o dia fazem do coco na cama!!!!!)ou na primeira doença… o ser humano é muito cretino…