Leão paralítico que motivou campanha na web é cremado em SP

Ariel morreu na última quarta-feira – Foto: Elisa Rodrigues/Futura Press

Um leão paralítico que provocou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para seu tratamento foi cremado neste domingo em São Bernardo do Campo (SP). Ariel morreu na quarta-feira devido a uma doença degenerativa autoimune que sofria.

A cremação ocorreu por volta das 15h no crematório especializado Pet Memorial. Cerca de 15 pessoas – muitos curiosos – foram acompanhar a cremação, mas deixaram o local quando os criadores do animal chegaram.

Segundo a médica veterinária Livia Pereira Teixeira, a causa da morte do leão foi a progressão da doença degenerativa autoimune que ele sofria. “Após uma parada cardiorespiratória, tentamos por cerca de meia hora reanimá-lo, mas ele não resistiu”, informou Lívia.

Campanha na web
O leão Ariel, que vivia com cuidados especiais em um canil na cidade de Maringá (PR), nasceu em 2008 e ganhou fama ao aparecer na TV, vivendo em um sítio de uma família local. Ele também comoveu internautas na web, conseguindo apoio de milhares de pessoas em comunidades virtuais.

As redes sociais contribuíram para sensibilizar e estimular as doações ao tratamento do leão, que, de acordo com a dona do animal Raquel Borges, desde o fim do ano passado até então havia custado cerca de R$ 18 mil. O financiamento do tratamento era feito com doações arrecadadas através de organizações simpatizantes.

Até semana anterior à morte do animal, cerca de 60 mil pessoas já haviam manifestado apoio à comunidade “Ajuda ao Leão Ariel” no Facebook. Ariel foi levado a São Paulo para ser submetido a uma cirurgia.

Fonte: Terra