Dirofilariose – Verme do coração

Autor: Assessoria de Imprensa |

A divisão de cardilogia do Vet Quality Centro Veterinário explica qual a importância da prevenção de uma doença que pode ser fatal, popularmente conhecida como “” que aflige principalmente os cães, embora também possam ser afetados, o gato doméstico e os ferrets.

Os profissionais de um dos centros veterinários mais modenos de SP estão à sua disposição para entrevistas, matérias e dúvidas sobre este e outros assuntos.

O que é?

Doença causada pelo verme Dirofilaria immitis, popularmente conhecido como “verme do coração” e ocorre principalmente, mas não somente, em áreas de clima quente. Nesta doença os vermes adultos se alojam no coração do animal, afetando a sanguínea e podendo levar à consequências não só cardíacas como também renais, hepáticas e pulmonares.

Quem pode ser afetado?

O cão doméstico e algumas espécies de canídeos selvagens são os hospedeiros mais comuns do verme, e, portanto também são o maior reservatório para da doença quando infectados.
Embora também possam ser afetados, o gato doméstico e os ferrets são mais resistentes à infecção do que os cães. A infecção em seres humanos é extremamente rara e geralmente não leva à maiores consequências.

Como ocorre a ?

A transmissão ocorre através da picada de um mosquito, sendo que mais de 60 espécies podem atuar como vetores da doença. Ao picar um animal contaminado o mosquito irá ingerir larvas que após desenvolvimento serão transmitidas à um animal saudável. No organismo deste animal também haverá um desenvolvimento dessas larvas que se transformarão em vermes adultos e causarão as alterações já previamente explicadas.

Quais as manifestações clínicas (sintomas)?

Podem incluir dificuldade respiratória, cansaço fácil, desmaios, tosses, sangramento nasal e perda de peso. É importante salientar que o animal infectado pode não apresentar sintomas, ou seja, ser assintomático.

?

No Brasil o tratamento disponível inclui a administração de anti-helmínticos (), e outros adjuvantes. O tratamento exige conhecimento técnico que apenas o médico veterinário possui, o desta forma deve ser obrigatoriamente feito sob a supervisão e orientação do mesmo.

Prevenção

O mais importante é a conscientização do proprietário do animal sobre a importância da doença e como preveni-la, e é neste ponto que a orientação de um profissional qualificado se torna essencial.
Quando possível, o acesso do animal à áreas endêmicas (locais com alta incidência da doença) como regiões litorâneas deve ser evitado e a prevenção com uso mensal de vermífugos específicos deve ser encorajada .

Sobre o centro veterinário
Fundado em 2007 no Campo Belo, Zona Sul da cidade de São Paulo, o Vet Quality Centro Veterinário 24h foi criado com o propósito de unir a paixão pelos animais de estimação com a excelência na Medicina , prestando um atendimento compassivo e especializado aos animais de estimação e oferecendo um atendimento humanizado e diferenciado aos nossos clientes e aos colegas Veterinários que confiam e encaminham seus pacientes para tratamento no Hospital, que possui atendimento Veterinário 24 Horas todos os dias, incluindo domingos e feriados.

Com uma postura inovadora e a constante busca por excelência, o Vet Quality vem investindo em conhecimento, recursos e tecnologia ao longo dos anos. Em 2014 passou por uma expansão e reestruturação para seguir um padrão de qualidade internacional e único, com instalações modernas e equipamentos de última geração que auxiliam em todo processo de prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação de nossos pacientes, proporcionando maior conforto, comodidade e segurança nos procedimentos, tornando-se um dos mais modernos do país.

Atualmente nossa equipe é composta por mais de 30 Médicos Veterinários, formados nas melhores Universidades, com especialização, mestrado e doutorado em diversas áreas da Medicina Veterinária e Professores de renomadas instituições. Nossos profissionais estão em constantes atualizações, visando oferecer o melhor atendimento Veterinário, sempre com muito carinho e paixão pelos animais.

Por esses e muitos outros motivos o Vet Quality vem se destacando e se tornando referência na Medicina Veterinária, realizando sempre um trabalho ético e com profissionalismo, gerando conhecimento e contribuindo na formação e expansão de profissionais mais capacitados e qualificados que agregam positivamente valor, respeito e admiração à profissão do Médico Veterinário.

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet

Comentários