0
Shares
Pinterest Google+

Mato Grosso do Sul – A população de cães e gatos abandonados nas ruas da nossa cidade é um problema, e mudar o destino da maioria destes animais, que terminam muitas vezes, sendo sacrificados, é um desafio para o Poder Público e para a população.

Com esse foco, a Prefeitura Municipal prepara para o mês de maio o lançamento de uma grande campanha para sensibilizar e conscientizar a população sobre a posse responsável de cães e gatos.

A campanha será gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde em uma ação conjunta entre o Canil Municipal e a Vigilância Sanitária com a promoção de palestras, vídeos e eventos para chamar a atenção da população sobre os cuidados, carinho e atenção que os animais de estimação merecem. Material impresso, bastante ilustrativo, também foi confeccionado para orientar os moradores.

Uma agenda de eventos está sendo preparada, com o Dia do cão e a 1ª Cãominhada na Praça de Eventos. “Bicho não é lixo. Cuide do seu cãozinho. Não abandone aquele que nunca vai abandonar você”, diz um dos slogan da campanha.

De acordo com artigo divulgado pela Vigilância Sanitária, ao domesticar o cão e o gato há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem estar desses animais. Esta convivência revela que mais que amigos, os cães são vistos hoje como filhos ou irmãos em boa parte das residências.

Muitos proprietários criam seus animais com qualidade de vida, dando alimentação adequada, cuidando de sua saúde, higiene, dando amor e carinho. No entanto, há outros que os criam sem as mínimas condições, deixando-os soltos na rua, abandonam quando vão viajar ou se cansam deles e também quando o animal está doente ou velho entregam para responsabilidade do CANIL MUNICIPAL.

Esse é um grande dilema urbano, pois esses animais soltos na rua, podem ser vítimas e causadores de acidentes, virem a agredir pessoas e se tornarem fontes de doenças para os seres humanos, como é o caso da RAIVA E LEISHMANIOSE, que são umas das mais graves.

Daí a importância da “ POSSE RESPONSÁVEL” que tem como definição- um conjunto de cuidados e atitudes que o proprietário deverá ter quando adquirir um animal de estimação como: cuidados com a alimentação, higiene, vacinação, vermifugação, lazer, assistência veterinária. O proprietário é responsável pela saúde e bem estar do animal, que é um direito garantido por Lei Federal nº 9605/98, Art. 32, que diz: abandonar, maltratar, envenenar animais, ter sua posse sem o mínimo de higiene e alimentação, é crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e mais multa.

Além da posse responsável, a campanha tem como foco também a adoção dos animais já abandonados, uma vez que o Canil Municipal não pode ser a principal solução do problema e se tornar um depósito de cães abandonados, com isso, deve haver uma maior conscientização da população, quanto aos seus deveres ao adquirir um animal de estimação.

AMIGO É PARA SEMPRE.

NÃO BASTA TER, É PRECISO SABER CUIDAR.

Fonte: O Correio News
Anterior

Saúde tranquiliza população em relação a raiva animal

Próxima

Van vende sorvetes para cachorros em ruas inglesas