0
Shares
Pinterest Google+

pet-rede-cinomoseCom a chegada do e do inverno (parece redundante, mas com o planeta do jeito que está, nem sempre inverno é sinônimo de …), também começam a aparecer os casos de . Sim, esse nome que é bastante conhecido entre proprietários e criadores de cães, assusta e ainda é motivo de preocupação.

Alguns dizem tratar-se da mais importante doença canina. Importante neste caso deve assumir um sentido preventivo e de extremo cuidado. A cinomose é uma doença que acomete principalmente cães ainda jovens e manifesta-se, após uma média de quatro a sete dias, podendo logicamente variar.

Febre, tosse, secreção conjuntival, rinite purulenta, diarréia mucosanguinolenta, desidratação, indisposição, anorexia, vômito, respiratória, hiperqueratose (coxins plantares e focinho), e até pústulas abdominais são os sintomas a serem verificados.

Os sintomas e as consequências (gravidade e duração) dependem diretamente da virulência, dos órgãos afetados e obviamente do estado imunológico em que se encontra o animal infectado.

A doença pode manifestar também sua forma nervosa com os sintomas de meningoencefalia, sendo inclusve a causa mais comum de convulsões em animais com até 6 meses de vida.

Popularmente pode ser descrita e reconhecida pelos sintomas neurológicos que acabam causando movimentação involuntária (espasmos) da (mioclonia). Ainda hoje alguns referem-se a cinomose como doença que descadera animais ou aquela em que o animal fica mascando chiclete.

cachorro-doenca-triste-morte-enfermo-cinomose-petrede

As infecções bacterianas, que na verdade causam a maioria dos sintomas acima mencionados, aparecem graças a predileção e dos danos causados pelo virus em determinadas áreas e órgãos dos animais infecctados.

Um dos fatores que considero determinante para a alta taxa de da doença mesmo nos dias de hoje é sem dúvida a maneira como o vírus pode ser transmitido.
Um simples espirro de um animal contaminado pode dar início a uma contaminação em massa. O vírus é trasmitido por aerossóis e também por contato direto ou indireto com animais (secreções e gotículas) e seus fômites. É fácil entender porque muitas ninhadas inteiras ou animais de um mesmo canil ou loja são acometidos em grande número.

cinomoseÉ muito importante a higienização do local e de tudo que possa ter sido contaminado quando da estadia de um cão nesse ambiente. A melhor opção é desfazer-se de tudo que for possível, e a constante limpeza do ambiente com produtos desinfetantes.

Falar em para a cinomose não é muito animador. As estatísticas são claras e não há como negar que depende muito mais do sistema imune do animal que propriamente de . Sempre será recomendado fluidoterapia e para combater as infecções bacterianas, o que consideramos tratamento suporte. Há uma corrente que considera a Vitamina A como grande aliada desde que monitorada para evitar danos gástricos ao animal.

Claro que somos a favor da vida e todo animal infectado deverá receber sempre toda a atenção e para combater essa virose da melhor maneira possível. Mas que fique registrado mais uma vez a famosa frase “ ainda é o melhor remédio”.

Há tempos as vacinas são a única forma de prevenção e posso afirmar categoricamente que se os cães são nossos melhores amigos, a vacinação contra viroses é a melhor amiga deles.
É um que vale cada centavo e deve ser feito conforme preconizado pelo seu Médico de .

Anterior

Como tem dono malvado nesse mundo!

Próxima

Cachorro consegue subir em árvore?

  • Marcia

    Meu Ben tem 10 meses. É um adorável vira-lata, porém está rejeitando as rações. Parece estar sempre mastigando chiclete, mas não percebo tosse. Ele espirra bastante. Estou receosa, apesar das vacinas estarem em dia. As fezes também parecem normais. Há possibilidade de ser cinonose?? Não posso perdê-lo.

  • mariana

    eu queria saber ,pq meu cachorro pegou uma cadelinha q sofreu a pouco tempo com cinomose e queria saber algo para ñ correr risco de tirar a vida da minha cachorrinha oq eu fasso quero saber se tem algo q sei lá tire o bbê ou evite q se prelifere na barriga dela pq a mãe dessa cachorrinha morreu após de um mês q tevbe os filhotes e estou com medo de acontecer a msm coisa com ela me ajudem obrigada

  • Beatriz Calage

    Meu cachorro ele tem 7 meses e esta descadeirado anda parece uma minhoca coitadinho, e agora minha outra cadela que tem 6 meses esta andando assim e eu to achando que é a cinomose esse  site é muito bom para descobrir o que acontece com os cães
    Obrigada!!!!

  • Ana Paula

    Olá, meu cãozinho esta espirrando, sai de seus olhos secreções e estão avermelhados em volta pelo lado de fora, fortes secreções que sai do seu fucinho.

  • grazieli rodrigues

    o meu cachorrinho tem 5 mes estas com espasmos nos braços ….o resto tudo certo come bem brinca muito dorme normal …o que seria estes espasmoss? obrigada

    • Gustavo Mantovani

      Grazieli, leve ele urgente ao seu Médico Veterinário. Pode ser sim sinal de Cinomose. Mesmo comendo e brincando, os sinais “neurológicos” começam e só tendem a piorar. É melhor ter uma opinião e quem sabe até um diagnóstico preciso o quanto antes. Abraço!

  • Amarildo José Ramos

    Meu cachorro Guerreiro morreu de cinomose no ultimo dia 06 de maio, o pior é que eu estava com ele ha 1 ano e 2 meses, e não o vacinei, aliais, vacilei…
    Começou não comendo, achei que fosse a ração então troquei, tentei, mais não adiantou…o problema não era ração.
    Levei-o o no veterinário, o primeiro sintoma foi conjuntivite, a seguir veio os tique nervoso somente do lado direito. Dei bastante fígado, etc…ele comia, tava forte…pensei que ia sobreviver…mas, de um dia para o outro, ele não conseguia mais parar em pé. A noite teve febre alta com convulsão e morreu…tudo durou 1 semana….

  • bianca abreu

    meu comentario esta logo abaixo
    por favor eu q alguem responda:
    cinomose tem tratamento e o q eu faço para q os simtomas nao piorem
    cadelinha bel 4 anos poodle

  • bianca abreu

    eu tenho uma cadela q esta com suspeita de cinomose estou muito apavorada ela nao esta andando bem ela anda e cai .
    ela ja foi para a dra e ela atendeu pediu q ela fosse daqui a 10 dias
    quero muito que ela fique bem
    eu amo muito ela
    bianca

  • patricia

    minha cachorrinha tem 4 meses e esta c cinomose, nao apresentou todos os sintomas nao agora ela esta com espasmos na barriga ficou internanda 2 dias e fez transfusão sanguinea, esta tomando cardenal, corticoide, vitamina e doxy, como e bebe bem, as vezes sozinha as vezes com ajuda, anda, faz xixi e coco normal, ja faz 15 dias que esta doente ja esteve pior agora esta um pouco melhor, mas a vet disse que a carga viral dela esta muito alta, e que agora só depende dela mesma. Gostaria de saber como percebo que a doença esta passando.

    • Gustavo Mantovani

      Se a carga viral estiver alta, todo cuidado é pouco. Ela vai ter que fazer a parte dela. Alimentação “de campeão” é o melhor que voce pode fazer por ela, além de muito carinho, lógico. Continue com as medicações até que a Dra. diga o contrário. Sinceramente, é complicado dizer “quando” a doença já cedeu. Sequelas são quase que certas em animais que sobrevivem a uma virose como a cinomose. Os sintomas como voce mesma notou podem vir de diferentes maneiras e graus. Estou na torcida para que fique tudo bem com ela. Boa Sorte!

  • loren lopes

    Minha cachorrinha tem 8 anos, e esta com a cinomose so que eu não sei como ela pegou este vírus pois ela não tem contato nenhum com outros cahorro sera mesmo possivel, eu ou os meus pais ter entrado em con tato com este virus e ter transmitido a ela?

  • luciléia

    meu cão está com cinomose,ele não foi vacinado.ele deve tomar a vacina durante o tratamento ou não adianta mais. quero saber se cães que não foram vacinados sobrevivem à essa doença terrível.o veterinário só passou antibiótico e vitaminas. disse que o soro não adiantaria,e não deu nenhuma vacina. por favor me ajudem isso é correto no tratamento? quero salvar meu cão.

    • Luciléia

      Se ficou dúvidas sobre as informações do seu veterinário recomendo que você busque a opinião de outros profissionais, vamos esperar que algum possa vir responder sua dúvida aqui, mas eu iria em outra clínica pra te certeza, peça a indicação de uma a amigos.

      Abs

  • Renata Barbosa

    Sábado dia 04/09/2010 levei minha cadelinha ao veterinário e foi cofirmado a suspeita é mesmo conomose estou apavorada com os sintomas que ela veio a apresentar, tenho mais 2 cãos e estou com medo que eles tenham se infectado, já os separei uns dos outros, a minha cadela luna já não está me reconhecendo mais e estou apavorada meu coraçaõ esta apertado mais tenho esperança que tudo vai dar certo, vaxine seu cão hoje amanhã pode ser tarde.

  • Rosiane

    Meu cão teve tosse, otite, conjutivite, sempre se alimentou bem e nunca teve diárreia, teve bronco pneumonia e tratei para todas as infecções, até que descobri no domingo passado através da leitura desse site que meu cão estava com Cinomose. Começou a ter convulsão e dentro de 6 horas o vírus atingiu o sistema nervoso dele, teve uma crise de latido foi levado a um hospital veterinário e já não tinha nada a ser feito tomou uma injeção de diazepan para um cão de 40kg sendo que ele tinha 2 KG, sem retorno tendo que ser sacrificado. Eu não sabia da existência da doença fiquei apavorada com os danos que o vírus provoca. Meu cãozinho sofreu muito e já faz 4 dias que estou sem ele minha casa está vazia, cheguei do hospital e juntei a caminha, brinquedos e a sensação de vazio é imensa, só quem tem um cão que ama entende isso. Gostaria de pedir que não comprem cão em feira, e vacine com a melhor vacina que puder, pois a doença nem sempre tem cura, e pode deixar sequelas.

    • Rosiane

      Nunca é fácil perder parte da família, mas fica a experiência e as lembranças estarão para sempre no seu coração.

      Abs