Donos também optam por dieta vegana para animais de estimação

Adeptos do veganismo, que não comem carne nem consomem produto de origem animal, como leite e ovos, têm usado o mesmo tipo de dieta na hora de alimentar seus bichinhos.

cachorro-comida-alimento-dieta-almoco-prato-janta-petrede-refeicao

Compram ração feita com vegetais – no Brasil, há apenas uma marca que produz ração 100% vegetariana para cães, a Fri Dog, cujo preço é equivalente ao da de carne.

Na América do Norte, a Vegan Dog Nutrition Association é um grupo que defende a adoção do veganismo na dieta dos cães. O responsável, James O’Hear, especialista em comportamento animal, alerta, porém, que a dieta precisa conter todos os requisitos nutricionais.

“Não diria que é melhor para o bicho, mas sim que não é pior. Mas certamente é melhor para os outros animais, que seriam mortos para servirem de comida.”

Para a veterinária Carla Alice Berl, do Hospital Veterinário Pet Care, no Morumbi, a dieta vegana vai contra a natureza dos pets. “Não temos o direito de humanizar o bicho, mudar sua fisiologia.”

Carla diz que, suprindo a necessidade de proteína, a dieta vegana não faz mal. Para gatos, porém, ela descarta: “Eles são 100% carnívoros”.

Coquinha, 13, e Lucy, 9, cadelas SRD (sem raça definida) de Giulia Bauab, se tornaram veganas há cerca de três anos. Segundo a dona, são saudáveis e gostam de frutas como melancia.

Fonte: Jornal Floripa

Você pode gostar...