0
Shares
Pinterest Google+

Alguns animais são considerados ótimos construtores, não só porque fazem a própria casa, mas porque suas obras beneficiam a natureza e os humanos. O é o mais deles.
petrede-castorEsse mamífero vive perto de rios e lagos e está sempre roendo árvores que, ao caírem, formam os diques, que funcionam como uma barragem para diminuir o fluxo da água. Dessa forma, o rio fica mais tranquilo e o local torna-se perfeito para ele construir sua toca. Esses diques também ajudam a natureza, como no controle de inundações e na criação de locais mais úmidos.

O castor faz a casa com galhos e troncos de árvores e reforça as paredes com lama e pedras. A entrada é por meio de um túnel construído embaixo da água. Por isso, é necessário mergulhar para entrar e sair.

Por viver tanto na terra como na água, esse bicho tem patas traseiras com membranas entre os dedos e cauda superdiferente, parecida com remo de barco. É achatada e oval para que ele consiga nadar com facilidade, sendo coberta por longos pelos e parte nu com escamas. E tem mais: a cauda ainda serve para esmagar o barro durante a construção da toca.

Alimenta-se de galhos, plantas aquáticas e folhas. Forma famílias de cinco a dez integrantes. Seus dentes crescem durante toda a vida, por isso precisa constantemente roer madeira e raízes. Vive na América do Norte, Europa e Ásia.
petrede-cupinzeiroO CUPINZEIRO, que parece monte de barro ou mesmo grande formigueiro, é construção trabalhosa feita por diversos cupins operários para servir como ninho e proteger o rei e a rainha. A parte de dentro é feita de cocô ou da mistura de madeira com a saliva desses insetos. A parede de fora pode ser do mesmo material ou de barro. Isso depende da espécie do . Há cupinzeiros com até 7 m de altura feitos por algumas espécies da África. Alimenta-se de madeira, folhas e húmus.
petrede-bicho-da-seda-casuloO , que é lagarta e se alimenta de folhas de amoreira, não precisa de elementos da natureza para construir sua casa. Ele produz a seda por uma glândula que fica na boca e enrola o fio ao redor do corpo até formar o casulo. Além de servir de proteção para o bicho, a seda é utilizada pelos humanos para fabricar finos tecidos. Entretanto, nem todas as roupas de seda são feitas com o fio da lagarta. As indústrias fabricam seda sintética, parecida com a do

petrede-formigueiro

A constrói casa tão discreta que muitos pisam no formigueiro sem notar. Parece pequeno por fora, mas é grande por baixo da terra para servir de ninho. É construído pelas operárias, que escavam a terra para formar túneis e galerias. Organizadas, elas dividem a tarefa: as jovens cuidam do ninho e alimentam os bebês; as mais velhas saem para procurar comida. A rainha só produz os ovos. Essa construção ajuda a natureza, permitindo que água, ar e nutrientes circulem pelo solo

petrede-colmeia-abelhas

A começa a construir a quando a rainha é fecundada pelo zangão. A partir daí ela busca com as operárias um bom lugar para o futuro lar, que pode ser buraco de árvore ou até parede. Primeiro é feito o favo com a cera produzida por elas, que mistura saliva com substâncias que retiram das plantas. Quando a fica pronta, a rainha coloca os ovos e alimenta as larvas com mel. Este alimento traz muitos benefícios à saúde dos humanos, além de ser muito gostoso

Consultoria do biólogo Guilherme Domenichelli e de Tiago Carrijo e Rogério Silva, do Museu de Zoologia da USP

Grandes construtores do mundo animal foi modificado pela última vez: agosto 28th, 2013 por Alexandre Domingues
Anterior

Se você não é um criminoso, certamente conhece um, saiba o motivo

Próxima

Aprenda a fazer um arranhador para o seu gatinho!