0
Shares
Pinterest Google+

O veterinário Marcus Paranhos explica que, na ânsia de agradar o animal de estimação, donos tentam cuidar deles como se fossem humanos, mas isso pode causar graves e até levá-los à . No calor, podem até contrair a ‘ canina’.

Charmosos, carinhosos – e às vezes até mimados – os animais de estimação são companheiros para todas as horas e todas as estações.

Mas certos exageros na do animal podem favorecer o surgimento de doenças comuns aos humanos no , como gripe, inflamação na garganta e até uma .

Profissionais alertam aos criadores para os cuidados que devem ter nesse período de calor intenso e fazem ressalvas aos excessos no tratamento.

Bichos não são humanos
Na tentativa de recompensar o carinho dispensado pelos animais aos seus donos, muitos criadores estendem o conforto da casa a eles. “Nesse calor, colocamos ela para dormir no ar condicionado. Costumamos dar água gelada também. Ela adora”, explica a publicitária Raquel Albuquerque, 34. Ela e as filhas Bruna, 15; e Mariana, 14, tratam a poodle Khloe, 3, como um membro da família. “Ela tem dois tumores nos olhos e uma hérnia umbilical, mas a amamos e tratamos ela como uma ‘lady’”, brinca a publicitária, que vê no conforto da casa um benefício para Khloe, que nunca teve doenças respiratórias graves.

As doenças
Mas tanto conforto assim é para humanos, animais têm fragilidades e baixar a imunidade do pet o deixa suscetível a doenças respiratórias, com a pneumonia e a gripe. A causadora da gripe canina é a bactéria Bordetella bronchiseptica. Ela pode ser combatida com o calendário vacinal em dia. Se não for tratada corretamente, a gripe pode evoluir para uma pneumonia.

Além disso, “as mudanças bruscas de temperatura, como ocorre quando os tiramos do calor e os submetemos ao frio do ar condicionado, pode ocasionar a inflamação na garganta”, esclarece o veterinário Marcus Gusmão. Ele explica que outro problema comum à humanização no tratamento do animal é o banho diário. “É só um por semana”, alerta.

Anterior

Como ajudar uma criança a lidar com a morte do seu bichinho de estimação

Próxima

As 16 imagens mais animais que você verá hoje!