0
Shares
Pinterest Google+

Ter uma é sempre algo bom para aqueles dias de preguiça e mesmo que não temos muito o que fazer. Porém, antes de tomar a de ter um animal de estimação para nos fazer companhia é importante considerar algumas questões práticas do dia a dia.

Ninguém pensa que terá um compromisso todos os dias com a alimentação do novo amiguinho, que terá que providenciar um lugar para ele ficar quando for , que terá com veterinários e muitas outras coisas de ordem prática, mas que passam longe do cativante de ter um amigo bicho.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão em relação a ter ou não um animal de estimação elaboramos uma lista do que pensar antes de concretizar esse desejo.

Lista De Considerações

Você Tem Tempo Para Um Animal De Estimação?
A resposta para essa pergunta deve ser pensada com calma, pois por tempo para o seu novo amigo entendemos muito mais do que alguns minutos para dar comida a ele. Todo animal de estimação, assim como uma pessoa, precisa de e carinho.
amor
Os cães são os animais que mais sofrem com a indiferença de seus donos, muitas pessoas decidem ter um amigo de quatro patas, mas não tem tempo de passear ou brincar com ele. Não basta apenas colocar uma tigela de comida e outra de água, um bicho de estimação precisa de atenção.

Depois dessas considerações pense sinceramente se quando você chegar do trabalho, cansado, vai ter tempo para brincar e levar o seu animal de estimação passear. Se essa resposta é sim saiba que você tem grandes chances de ser muito feliz com o seu novo amigo.

Você Tem Espaço Para Um Animal De Estimação?
Os animais de estimação também precisam ter um espaço para chamar de seu na sua casa. Um cão, um gato ou qualquer outro bicho precisará ter um cantinho para descansar e claro para se esticar e se divertir.

Um dos grandes erros das pessoas é querer confinar os seus animais de estimação em espaços minúsculos e achar que está tudo bem. A saúde física e mental de um animal depende e muito da liberdade que ele tem no seu ambiente e também se ele tem distrações.

Um animal que fica confinado por longas horas num pequeno espaço tende a ser nervoso e difícil de domesticar. Uma dica é pensar no lugar da casa que será ocupado pelo animal e escolher o porte do seu amigo de acordo com o espaço que você tem disponível.

Você Poderá Custear Esse Animal?
Os animais de estimação geram gastos para os seus donos, além da ração que você precisará comprar para alimentar o seu novo amigo haverá as visitas ao veterinário e gastos complementares como, por exemplo, a pet shop no caso dos cães.

Pense no impacto que esse animal terá no orçamento da sua família, ou seja, se o dinheiro investido no bem estar do seu amigo não fará falta. Nunca pense em ter um animal de estimação se você não pode lhe dar o tipo de comida que ele precisa ou os cuidados de manutenção da sua saúde.

Os animais precisam dos nutrientes específicos das rações e não podem se alimentar da mesma comida que os seres humanos. Sabendo disso chega a ser cruel tentar manter um animal a base de arroz e feijão. Além disso, os animais costumam ser bem mais sensíveis a doenças.

gato_dinheiro

Dessa forma é de extrema necessidade que o dono se preocupe a qualquer pequeno sinal de que algo não vai bem correr para o veterinário.

O Animal Se Encaixa Na Rotina Da Casa?
Na hora de escolher qual o animal que você terá em casa é necessário pensar se ele se encaixa na rotina da casa. Dessa forma pode ser mais indicado ter um cão, um gato, um peixe, uma tartaruga ou outro. Tudo depende de quanto tempo tem gente na casa durante o dia, se haverá alguém para dar comida e atender as necessidades do animal.

Além disso, não se pode ter um gato se há alguém alérgico no lar, não é mesmo? Esses são pequenos detalhes que ás vezes passam despercebidos pelas pessoas que desejam ter um bichinho em casa.

Saiba que após levar um animal para dentro da sua casa a responsabilidade é toda sua, ou seja, quem deverá manter a segurança e qualidade de vida dele é você.

Comprometimento
A palavra chave a ser considerada antes de adotar ou comprar um animal de estimação é comprometimento. Saiba que alguns animais tem uma média de vida que gira em torno da casa dos 15 anos.

Pense que você terá longos anos de companhia desse animal e se um dia simplesmente enjoar dele não poderá abandoná-lo. Os animais não têm culpa que a sua vida mudou e que o seu tempo ou dinheiro se tornaram mais escassos. Saiba que quando você decide ter um animal de estimação está se comprometendo a cuidar dele.

Seja Consciente
Após fazer todas essas ponderações se você acredita que é apto a ter um animal de estimação deve começar a busca pelo seu amiguinho. Você pode comprar ou adotar um bichinho para ter em casa. Independente da sua escolha é importante saber que os animais tem um período de adaptação.

Sendo assim seja consciente quando fizer a sua escolha e entenda que os filhotes podem não ser liberados na hora para se mudar. Atenda a todas as recomendações que lhe forem dadas e prepare o ambiente para receber os seus amigos.

Tenha certeza que se você tiver amor para oferecer a eles a sua casa será o melhor lugar para onde eles poderiam ir. Os animais sentem quando são queridos e amados e com certeza demonstrarão que gostam de você e da sua casa. Aprenda a ler os sinais de amor dos animais e descubra um novo sentido para ter um bicho de estimação.

Cuide bem deles e se lembre que eles são de verdade e exigem toda a sua atenção. A felicidade deles depende apenas dos cuidados que você dispensar a eles.

Anterior

A comunicação e a inteligência de animais que vivem em bando

Próxima

Será que seu cão realmente gosta dos jogos de futebol?