0
Shares
Pinterest Google+

Adquirir a tutela de um animal é um grande compromisso, mas muitas vezes as pessoas compram ou adotam animais por impulso, sem nem lembrar que o animal pode viver por anos e anos.

“Achar bonitinho” não é o único ponto que se deve considerar para levar um animal para casa!

Vejamos o que mais você deve rever antes de um novo animalzinho:
Observe se você tem um bom espaço para o animal e tempo o suficiente para se dedicar à ele. Os animais precisam sempre de atenção, para que se mantenham saudáveis.

O ideal é que o lugar que ele vai ficar seja de pelo menos 3mx3m. Quanto ao tempo, o ideal é que se dedique no mínimo 2 horas por dia para com ele.

Você terá disposição de cuidar do seu animal por todo o tempo que ele viver, mesmo sabendo que, como qualquer ser vivo, ele pode vir à ter problemas de ?

Alguns animais podem viver por 20 anos ou mais e nesse tempo, eles podem ter qualquer tipo de . É preciso que você esteja sempre disposto à levá-los ao veterinário, principalmente se notar algo diferente no dele.

Se você já tem animais em casa, precisa pensar na compatibilidade entre eles e o novo animal, para que nenhum deles precise viver trancado depois.

Pode parecer que não, mas isso afeta muito a saúde mental dos animais, podendo até fazê-los adoecer.

Caso você tenha alguma ou simplesmente quando for viajar, tem alguém que se comprometa a cuidar do seu animal por você? Ou então conhece algum hotelzinho de confiança, com boas referências?

Converse com todos os moradores da sua casa, e só adote se todos estiverem de acordo com a adoção. Isso evitará possíveis futuros conflitos, e o mais importante: evitará que você precise se desfazer do animal mais tarde.

Caso você more sozinho(a), avalie o seu estilo de vida antes de adotar. Se você trabalha ou estuda o dia inteiro ou mora em apartamento, por exemplo, não é indicado que você adote um cachorro.

Pesquise quais animais seriam interessantes de adotar, para que ele tenha um bom desenvolvimento e uma boa qualidade de vida.

Não adote apenas por caridade, adote apenas se você realmente quiser adotar. Muitas pessoas que fazem esse ato apenas por dó do animal, acabam se desfazendo dele depois. Os animais também se apegam aos donos, e a separação pode deixá-los doentes.
petrede-cachorro-e-meninas
Caso veja que existe algum animal precisando de um novo dono, procure saber de alguma instituição que possa ajudar.

Se existirem crianças pequenas na casa, evite acidentes adotando cães de no mínimo, 6 meses de vida. Nessa idade, geralmente o animal já consegue fugir sozinho de alguma brincadeira ou situação que possa machucá-lo.

O ideal é que se espere a criança completar no mínimo 6 anos para começar a ter contato direto com animais. Antes dessa idade, a criança pode machucar o animal ou vice-versa, devido à falta de noção da força que ambos têm.

Como citado anteriormente, alguns animais podem até passar dos 20 anos de idade. Sendo assim, você vai ter que investir sempre em boa ração, vacinas, dar banhos, levar ao veterinário periodicamente, dar um bom abrigo, dar atenção e carinho ao seu animal até o último dia de vida dele.

Adotar um animalzinho é uma responsabilidade enorme que você assume, então pense muito bem antes de tomar essa atitude.

Um animal não é um objeto que você pode enjoar e jogar fora, é uma vida que você vai ter que cuidar com todo carinho, e que com certeza também vai te trazer muitos benefícios!

IMPORTANTE: Se seu animalzinho tiver que ficar acorrentado ou preso a maior parte do dia, não adote!

O que pensar antes de comprar ou adotar um animal de estimação? foi modificado pela última vez: agosto 25th, 2014 por Alexandre Domingues
Anterior

Como evitar traumas no banho dos bichos

Próxima

Amizades animais - O cachorro e a ave...