0
Shares
Pinterest Google+

Você sabia que seu pet deve passar por uma médica periódica? Assim como os seres humanos, os animais de estimação devem e podem passar por um completo, pois somente desta forma será possível detectar com antecedência ou em fase inicial cardíacas, ósseas, câncer e uma série de outras enfermidades que podem ser tratadas sem maiores quando diagnosticadas precocemente.

petrede-consulta-veterinaria“Assim como nós envelhecemos, os animais também envelhecem. Nesse processo os órgãos e sistemas vão sofrendo a ação do tempo e muitas doenças podem aparecer. O diagnóstico precoce é garantia de manutenção de qualidade de vida em certas doenças, igual ao seres humanos, pois cães também têm diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras”, destaca Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do Cetac (Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia), São Paulo.

Alguns fatores como , tamanho e predisposição interferem na frequência com que deve ser realizada a avaliação médica periódica. Os cães de pequeno e médio porte, assim como os gatos, devem passar por check ups a partir dos 7 anos. Já os animais de porte grande ou gigante como por exemplo, cães das raças Dogue Alemão, Fila e Mastife, devem iniciar os check ups a partir dos 5 anos. Essa diferença existe devido à menor expectativa de vida dos cães de raças consideradas grandes e gigantes, ou seja, acima de 40Kg.

Elaine Pessuto alerta que algumas raças são mais predispostas a algumas doenças, dessa forma o proprietário deve ser orientado pelo criador ou veterinário ou mesmo através de pesquisa própria antes de adquirir um animal. Assim poderá fazer o acompanhamento e observar o pet desde a fase inicial de seu desenvolvimento.

Fonte: Diário de Marília
Anterior

Prefeitura ameaça fechar abrigo para cães em Itapecerica

Próxima

Cães que são muito mais que animaizinhos de estimação