0
Shares
Pinterest Google+

esclarece os sinais que demonstram a afetuosidade dos gatos, pois eles são tão carinhosos quanto os cães.

Muitas pessoas ainda insistem, de forma equivocada, em comparar o de gatos e cães.

Nessa “disputa” desleal, os felinos muitas vezes “perdem” e acabam sendo apontados como individualistas, traiçoeiros e insensíveis.

Essa visão distorcida é resultado da interpretação errada dos sinais e das demonstrações de afetuosidade dos gatos, conforme esclarece a Dra.

Elaine Pessuto, médica veterinária e diretora do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária. “Infelizmente quem nunca teve gatos tem esse hábito, ao comparar a pessoa acaba caindo no erro de achar que gatos são insensíveis ou até mesmo traiçoeiros, pois não conseguem perceber as demonstrações de incômodo ou mesmo de felicidade desses animais”, salienta a médica.

Todas as pessoas, mesmo as que não convivem com cães, sabem identificar quando os cães estão felizes: eles abanam o rabo. Mas como sabemos quando os gatos estão felizes? Esse desconhecimento faz com que os felinos sejam incompreendidos.

“Os gatos expressam satisfação através de um barulho semelhante a um ronco leve, esse movimento chega até a vibrar sua garganta e tórax, levando as pessoas leigas a acreditarem que ele possa estar doente, com asma ou pneumonia. Esse movimento é chamado ronronar”, esclarece a Dra. Elaine.

Ainda de acordo com a especialista, outra forma do felino demonstrar sua felicidade com alguma coisa ou pessoa é se esfregar ou mesmo “amassar pão”, movimento constante feito com as patinhas. “Eles fazem isso, pois possuem glândulas na região da boca e da mão; essas glândulas deixam uma secreção nos objetos e nas pessoas que eles gostam, um sinal de dizer que ‘isso’ é adorado por eles e conseqüentemente deles”, explica.

Outra peculiaridade é a forma como sinalizam sua insatisfação com determinada situação. “Ele pode demonstrar insatisfação movimentando suas orelhas para trás, elas são verdadeiros termômetros de humor, quanto mais para trás maior é a insatisfação. Outra forma de mostrar chateação é através da cauda, com um movimento ritmado como se ele orquestrasse, e a velocidade desse movimento pode ficar cada vez rápida se o que o incomoda persistir”, destaca.

Segundo a médica veterinária os gatos são extremamente participativos e comunicativos, além de serem sociáveis com pessoas e outros animais.

Assim como os cães, eles também precisam de e . “Tudo depende de como eles são criados. Devemos manter o vínculo de e . Nada de deixar os gatos saírem e não alimentá-los; pires de leite de vez em quando não é dieta balanceada para gatos, fora a necessidade de castração e de manter o animal sem sair. Carinho e alimento irão manter qualquer animal bem feliz junto ao seu dono”, orienta Dra. Elaine Pessuto.

Embora carinhosos, os gatos são animais que conseguem manter uma certa independência, o que a maioria dos cães não consegue. Os gatos, quando ligados emocionalmente, encaram seus proprietários como ‘pais’.

E para aquelas pessoas, que por desconhecimento, ainda insistem em dizer que os gatos não gostam de carinho, a médica veterinária reforça: “O gato adora carinho e também sabe dar carinho, a maneira como eles fazem é que é diferente. Quando eles esfregam o focinho e o rosto nas pessoas eles estão esfregando suas glândulas oronasais e molares e eles só fazem isso em pessoas ou objetos que eles adoram. Isso para os gatos é carinho”.

Fonte:
Dra. Elaine Pessuto, médica veterinária e diretora do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária
CRMV 20060
Tel.: (11) 2305-8666
www.cetacvet.com.br
Pare de comparar: Gato não é Cão foi modificado pela última vez: agosto 30th, 2016 por Alexandre Domingues
Anterior

A mamãe mais fofa e egoísta que você verá hoje!

Próxima

Não vou enfiar tudo na boca por que é gulodice

  • Lisete

    Pessoas que tem esta visão equivocada sobre os gatos, estes felinos maravilhosos, são pessoas que nunca tiveram um gato em sua vida. Me criei com gatos desde criança e sempre foram e são animais maravilhosos, carinhosos, companheiros e fiéis. Tenho três, e fazem a mesma festa que os meus cães fazem, quando retornamos de viagem. Eu amo animais, amo as criaturas de ” DEUS ‘, a natureza. Na minha opinião, pessoas que não gostam de gatos, não sabem amar, ainda não aprenderam a amar.

  • Priscylla Renatta

    O meu é extremamente carinhoso comigo. E esse movimento “amassar pão”, é o que ele mais faz em mim. Ou seja, é um lindo! ;D

  • Maurelyquio

    Parabénss pela sua atitude!!! Concordo com vc! quem fala dos gatos é porque nunca teve um..! gosto tb dos caezinhos…mais os gatos são a minha paixão!!! Sempre tive cães desde muito pequena já a 11 anos tenho minha primeira gata uma exótica e sou apaixonada agora por gatos Molly tem 11anos, Magge tem 1 ano e meio e o nosso adotivo achei na rua com dia  de vida tem agora 1 ano e o Tom. Eles são a minha vida só faltam falhas parecem cachorros ninguem acredita nisso andam junto com vc.São lindos eu amo meus gatos….

  • Cris

    A comunicação dos gatos também é feita com piscar de olhos; seria como se eles estivessem mandando beijos para vc. Gatos são carinhosos, limpos e com personalidade: aliás, cada um é único. Tenho 5 gatos pretos que me deram lições de vida; sou outra pessoa por causa deles, e com certeza, uma pessoa melhor.

  • Anonimous

    A médica só esqueceu de mencionar o fator “baba”. Quando o gato está MUITO feliz ele chega a babar (ela goteja da boca do animal, parece uma torneira com defeito). Tenho dois aqui em casa que fazem isso.

  • Tive um gato siamês por 18 anos, chamado James Bond e ele foi mais q meu gato: Foi um amigo leal por toda uma vida. Esteve ao meu lado em todos os momentos. Segundos antes de sua morte, o James me deu uma prova de amor e kealdade q nunca recebi e duvido q receberei de um ser humamo. Ele c/ sacrifício, ao ouvir minha voz dizer “sou eu” cheirou e lambeu minha mão e em seguida faleceu.

    • Tati-Curitiba-pr

      Nossa…imaginei a cena, e já até fiquei com um nó na garganta…18 anos tb…o nome dela é Janis Joplin, sou simplesmente apaxonada por ela….pessoas vem e vão em minha vida…e ela está firme e forte ao meu lado!!! qdo penso que um dia ela vai ter que partir já me bate um desespero… 
       

    • Lisete

      Patthy, sinto muito pela sua perda, meus sentimentos. Me arrepiei, quando li que seu gatinho cheirou e lambeu a sua mão, antes de falecer. Não existe prova maior de amor, do que esta…Beijos…

    • Priscila M Mello

      Patthy007: sua estória é linda, parece muito com a minha estória.. com Sir Guilherme, ele também viveu ao meu lado durante 18 anos, esteve comigo em TODOS os momentos, de nenhum humano recebi tanto AMOR como recebi do Guilherme, os animais mostram claramente, sobre o verdadeiro amor, e infelizmente NENHUM humano aprende.

  • Rodrigo Silva

    Fato é um ótimo bicho de estimação. Tem seus defeito, como os cães têm também. Não são melhores ou piores, depende do gosto de cada dono. Eu gosto mais do temperamento dos gastos. Eles são apegados a mim na medida certa para meu gosto.

  • Jack_sp07

    Adorei a matéria! Tenho 4 gatos e a cada explicação me identifiquei. Eles são realmente muito carinhosos … E quando sentem que são amados, ronronam, conversam conosco e de quebra ainda fazem massagem!!!! Rsrsrsrs PARABÉNS!!!!

  • André

    por favor…se colocar um especialista de jacarés e falar q o jacaré te morder é um sinal de carinho pra ele…td mundo vai acreditar…
    o gato só faz o que quer…e parece demonstrar carinho quando quer alguma coisa…

    • Ana

      comentario ridiculo….bem de quem nao tem carinho por gatos…

    • Aa

      que idiota

    • Chiang

      Se Vê que vc não gosta de gatos e nunca teve um. se vc não tem sensibilidade para entender os felinos então não fala besteira..

    • Aff, tu não conhece gatos mesmo né? Então não fala asneiras!

    • Lisete

      Não adianta, quando a ignorância impera, não há argumentos e nem explicações. E a ignorância é tão grande, que compara um jacaré, que é um animal selvagem, que não tem nada a ver com um animal da cidade, animal urbano. Me desculpe, mais você é uma pessoa mal amada, não sabe amar e não quer aprender a amar. Você nunca deve ter tido um gato na sua vida, se teve, não soube amá-lo, para que ele o amasse. Gatos nos amam, como os cães nos amam, sem interesses. E o gato não faz só o que ele quer, como você diz, vê-se que realmente, você nunca teve gatos, o que é uma pena, infelizmente. Gatos, são animais especiais, para pessoas especiais, ou seja, gatos são para pessoas sensíveis, pessoas que tem amor no coração. Quem tem cachorros, tem gatos, eu tenho 3 gatos, uma fêmea e dois machinhos, e tenho também oito cachorros, e os amo muito. Todos vivem em harmonia, se dão super bem. Pelo seu comentário, você é uma pessoa que não deve conviver harmoniosamente, nem com seus familiares. É com os animais, que aprendemos a amar, perdoar e sermos mais tolerantes.

  • Isazerrenner

    Meu Wolfgang esfrega tanto o rostinho dele em mim que as vezes os dentes chegam a marcar. O Fox vive “marcando territorio” em mim, como se dissesse “é meu”, Se um ganha um beijo, todos se aglomeram no “também quero”. Amo gatos. Eles são a minha vida.

  • Ziziantunes

    Pura verdade!

  • Chiang_yat-sen

    é engraçado pq minhas gatas só dormem comigo quando estou sozinha, quando meu companheiro vem elas nem chegam perto da cama.. elas são sempre carinhosas, dormem com a cabecinha encostade em mim e me amassam antes de dormir… amo as duas e são como minhas filhas..

    • Lisete

      Chiang_yat-sen…Se suas gatinhas, não chegam perto da sua cama, quando seu companheiro esta contigo, tem alguma coisa errada. Gatos são animais extremamente sinceros e perceptíveis, eles sentem quando uma pessoa não gosta deles ou quando esta mesma pessoa não é de confiança. Quando eles agem desta forma, é um sinal de aviso. Tire suas dúvidas, pesquise no Google, gatos e sua espiritualidade…Beijos…

  • Cristinabess

    Eu adoro gatos, eles são excepcionais. Minhas gatas são super carinhosas e companheiras.

  • Ricardo Zaiat

    Eu tenho um casal de gatos domésticos. Nao saem pra nada e vivem muito bem. Me identifiquei com todos os comentários deste artigo e me esclareci de outros. Um abraço aos felinomaniacos.

  • Marlene Nogueira

    Matéria muito elucidativa, parabéns.
    Seria bom maior divulgação, pois há muitos leigos no mundo aminal.
    Tenho 16 gatos maravilhosos, todos foram abandonados.
    Todos tem nome, conheço cada um pelo miado.
    São extremamente carinhosos.
    Tenho também 05 cães. porém, gosto mais de gatos.

    • Tati-Curitiba-pr

      Parabénss pela sua atitude!!! Concordo com vc! quem fala dos gatos é porque nunca teve um..! gosto tb dos caezinhos…mais os gatos são a minha paixão!!! A Janis Joplin está com 18 anos e eu a amo demais..e temo que sua vida não é mais muito longa ao meu lado..

  • Silmaralg

    Muito 10 e totalmente apoiado…tenho 3 gatos e sao extremamente carinhosos e inteligentes…

  • Sílvia Simões

    Adoro gatinhos e o meu se expressa exatamente como a especialista falou.
    Ele é muitíssimo carinhoso e comunicativo.
    Ontem mesmo ia sair de casa num horário pouco usual e ele foi até o portão, subiu na árvore, brincou, rolou, “respondia” miando quando eu explicava para ele porque estava saindo… ele é maravilhoso! Minha grande companhia e paixão!

  • Giovana Mezalira

    giovana

    Amei a materia;tenho 5 gatos e 3 cães.Amo meus filhinhos,pois para mim eles são como meus filhossssss.

  • Cleide Vieira

    AMEI! Tenho duas gatas e é exatamente assim como a Dra. Elaine explicou! Vou postar para as pessoas entenderem o quanto gatos são carinhosos!

  • Amei essa matéria!!! Q sdd da minha Gatinha!!! Ela me esperava no ponto de ônibus!!!

  • Lucelia

    Adorei a matéria…Tenho uma gata e 4 cães, porém descobri que a gata adora a minha pitbull, ela vive esfregando o focinho e lambemdo-a…rs