0
Shares
Pinterest Google+

Foi em solenidade ocorrida dia 1° de dezembro que foi realizado um antigo sonho dos adeptos e simpatizantes da extraordinária veterinária voltada a animais realizada pela -/ em que o secretário de e da da Cidadania do Estado de Ricardo Dias Leme assinou o termo de liberação de 2 milhões de reais para a construção de um veterinário inteiramente voltado para o atendimento de animais silvestres.

Os recursos para a construção do novo hospital foram obtidos através do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – criado pela Secretaria destinado ao ressarcimento à coletividade dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico no âmbito do Estado de São Paulo.

A do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia da unesp/ Botucatu, sob a coordenação do professor Carlos Teixeira encaminhou um projeto ao FID mostrando a importância do hospital na reconstituição, reparação e da fauna nativa. Os responsáveis pelo Fundo entenderam o valor da iniciativa e destinaram a verba que será utilizada para as obras estruturais do hospital.

O projeto contará também com a colaboração da instituição com outro montante de quase dois milhões que será utilizado para a compra de mobiliários e aparelhos.

O empreendimento é algo único desse porte no Brasil e vai contar com aparelhos de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, laboratórios, alojamento para estagiários ou residentes, anfiteatro para cem pessoas, cozinha industrial, recintos adequados para várias espécies de animais.

A destinação específica do hospital para animais silvestres deve diminuir o de que eles sejam contagiados por doenças típicas de animais domésticos. Além disso, a obra deve ser a primeira a ser construída em área da Fazenda Experimental Lageado, dando início ao projeto de transferir para lá toda a estrutura da FMVZ.

A previsão para o início das obras é no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Universia
Anterior

Ibama proíbe reprodução de leões e grandes felinos exóticos no país

Próxima

Hotel canino da cidade já tem 90% de sua capacidade reservada para o fim de ano

  • Já parou para perceber que os animais estão sendo mais cuidados pelos humanos que nós próprios, pra animais existe uma série de direitos que se não forem seguidos à risca o bicho pega, mas o home sequer se importa com ele!!!???