Unesp Botucatu terá hospital para animais silvestres

Foi em solenidade ocorrida dia 1° de dezembro que foi realizado um antigo sonho dos adeptos e simpatizantes da extraordinária medicina veterinária voltada a animais silvestres realizada pela FMVZ-unesp/ Botucatu em que o secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo Ricardo Dias Leme assinou o termo de liberação de 2 milhões de reais para a construção de um hospital veterinário inteiramente voltado para o atendimento de animais silvestres.

Os recursos para a construção do novo hospital foram obtidos através do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – criado pela Secretaria destinado ao ressarcimento à coletividade dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico no âmbito do Estado de São Paulo.

A equipe do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia da unesp/ Botucatu, sob a coordenação do professor Carlos Teixeira encaminhou um projeto ao FID mostrando a importância do hospital na reconstituição, reparação e preservação da fauna nativa. Os responsáveis pelo Fundo entenderam o valor da iniciativa e destinaram a verba que será utilizada para as obras estruturais do hospital.

O projeto contará também com a colaboração da instituição com outro montante de quase dois milhões que será utilizado para a compra de mobiliários e aparelhos.

O empreendimento é algo único desse porte no Brasil e vai contar com aparelhos de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, laboratórios, alojamento para estagiários ou residentes, anfiteatro para cem pessoas, cozinha industrial, recintos adequados para várias espécies de animais.

A destinação específica do hospital para animais silvestres deve diminuir o risco de que eles sejam contagiados por doenças típicas de animais domésticos. Além disso, a obra deve ser a primeira a ser construída em área da Fazenda Experimental Lageado, dando início ao projeto de transferir para lá toda a estrutura da FMVZ.

A previsão para o início das obras é no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Universia

0 opinião sobre “Unesp Botucatu terá hospital para animais silvestres”

  1. Já parou para perceber que os animais estão sendo mais cuidados pelos humanos que nós próprios, pra animais existe uma série de direitos que se não forem seguidos à risca o bicho pega, mas o home sequer se importa com ele!!!???