0
Shares
Pinterest Google+

A de cães e gatos é fundamental para a dos pets. Mas ainda pairam dúvidas dos proprietários sobre qual vacina aplicar e quando realizar a aplicação. Os devem ser tomados desde que os animais são filhotes, aos dois meses, para evitar prejudiciais tanto para os pets quanto aos seres humanos.

petrede-vacina-seringaSeguir corretamente o calendário vacinal dos animais previne doenças virais e bacterianas que podem ser transmitidas ao homem, as chamadas zoonoses. Entre as doenças estão a Giardiase (que causa diarréia, vômito, dores abdominais, perda de peso e desidratação) e a (doença transmitida pela picada de mosquito infectado que provoca perda de peso, debilidade, e, em casos mais graves, anemia, insuficiência renal e hemorragia nasal). A , uma das zoonoses mais conhecidas e preocupantes, é incurável e transmitida entre os cães e aos humanos. O vírus atinge o sistema nervoso e provoca perturbações nervosas de origem cerebral, depressão, paralisia e do animal.

Em casos mais graves, as zoonoses podem ser letais, por isso é necessária atenção redobrada. “Como os pets são hoje membros da família, tendo um convívio intenso com as pessoas da casa, a vacinação passa a ser item de obrigatória atenção a todos os proprietários”, avalia o veterinário e diretor comercial da PetGroom, Jefferson Garotti.

O mercado disponibiliza oito tipos de vacinas para cães e gatos. Os proprietários devem sempre buscar orientação de profissionais para realizar a aplicação das doses e saber quais são as vacinas indicadas para cada zoonose. Confira algumas dicas sobre vacinação canina e felina:

Esquema de vacinação para cães – A vacina V8 ou V10, que previne contra sete tipos de doenças, entre elas a Leptospirose, que pode ser transmitida ao homem, deve ser aplicada em cães a partir dos dois meses de idade. Uma dose deve ser aplicada mensalmente até os quatro meses, em um total de três doses. Aos cinco meses, o animal deverá receber a vacina contra a raiva e contra gripe. Após esse período, essas vacinas deverão ser repetidas anualmente, em dose única. Já a vacina contra a Leishmaniose pode ser feita em qualquer idade. Três doses devem ser aplicadas a cada 21 dias. Após as primeiras aplicações, a vacina deve ser reforçada a cada ano. A vacina contra a Giardise deve ser aplicada somente a partir de oito semanas de vida, duas vezes enquanto o animal ainda é filhote, com reforço anual.

Esquema de vacinação para felinos – A exemplo dos cães, a vacinação dos gatos deve ter inícios aos dois meses de idade, com a aplicação da Quadrupla, vacina que previne doenças como Clamidiose (que provoca tosse, dificuldade respiratória, pneumonia e febre) e a Panleucopenia (causadora de febre, falta de apetite, depressão, vômitos e diarréia e desidratação). A dose da Quadrupla deve ser aplicada mensalmente até o quarto mês de vida no felino, (total de 3 doses). No quarto mês também deverá ser aplicada a vacina contra a raiva.

PetGroom – A empresa foi fundada em 1993. A marca PetGroom está no mercado desde 2007. Atualmente, conta com 15 colaboradores e seu foco é a linha de cosmética veterinária: shampoos; condicionadores; máscaras de hidratação; perfumes; deo-colônias e silicones. Ao todo são 45 produtos para cães e gatos que atendem tanto o mercado profissional (pet shops) quanto os consumidores finais.

Mais informações no site : www.petgroom.com.br
Anterior

PremieR pet orienta sobre a alimentação dos gatos

Próxima

Criação de mini animais ganha força no mercado pet