Aquário, uma aventura

Um aquarista sempre quer ter um aquário maior, pelo menos foi o que ouvi de amigos que levam a coisa a sério, eles se gabam de suas bombas importadas e das espécies que habitam seu eco-sistema, sim, um aquário é um eco-sistema em miniatura.

aquario

Começar no aquarismo não é uma tarefa fácil, não é só comprar aquela caixa de vidro com isopor embaixo colocar água e mergulhar os peixes, existe uma série de escolhas a serem feitas que complicam a vida de quem está começando, ou tentando.

Primeiro você tem que escolher se vai ser um aquário de água doce ou salgada, essa questão é relativamente fácil devido ao altíssimo custo de um aquário de água salgada, pela manutenção e cuidados que demanda, quem estiver te vendendo ou te assessorando vai recomendar que monte um aquário de água doce por ser mais fácil de manter, a diferença entre eles são as espécies de peixes, algas e corais que para água salgada são muito mais bonitos, e caros.

Por curiosidade vamos perguntar quanto custa pra montar um de água salgada, após ouvir o valor com frases do tipo “Pra começar a montar um pequeno, sem peixe,  você vai gastar…”, você se recompõe do susto, vamos comprar nosso aquário de água doce e seremos felizes para sempre!

Em seguida, quando tudo aparentemente está resolvido e você já está namorando um ou dois modelos de aquários cheios de badulaques dentro, vem a pergunta fatal: “Você quer ácido ou alcalino?”.

Hein? Isso soa como sonrisal e pilha, do que o sujeito está falando?

São os tipos de peixes que você pode ter no aquário de água doce, pra exemplificar, peixes amazônicos são de água ácida e peixes africanos são de água alcalina, ótimo, e agora? Qual o melhor? Quando o vendedor fala que nós devemos escolher ficamos parecendo uma criança de 5 anos de idade perdida da mãe no meio de uma feira-livre, completamente desorientados…

Nisso ele te mostra uma parede forrada com pequenos aquários cheios de diferentes espécies de peixes pra você ver qual você gosta e então decidir que tipo de aquário terá.

Já decidi qual será o tipo de água e o peixe, posso ir embora pelo amor de Deus?

Não, claro que não, aquela caixa de vidro com isopor embaixo não funciona sozinha, as lojas costumam oferecer aquários completos, com decoração e todo o mecanismo necessário para que tudo funcione e seus peixes vivam felizes, porém observe sempre quais peças acompanham o pacote, aqui temos a velha história de nos venderem o equipamento mais básico e de qualidade inferior para num futuro quase nada distante precisarmos comprar uma bomba decente, claro que bombas decentes custam a partir do dobro das básicas.

Moral da história, pesquise, converse com quem já tem e muito cuidado com as orientações dos vendedores, lembre-se que vender é a prioridade deles.

Comentários

Você pode gostar...