Dicas sobre calopsitas que você precisa saber

Calopsitas são consideradas por muitos os cachorros que voam, tal a sua interação com o dono, inclusive crianças

Algumas dicas sobre calopsitas facilitarão a vida de quem optou por conviver com esses bichinhos maravilhosos.

A calopsita gosta de brincar, adora brinquedos, atenção e companhia. Considera-se um membro da família, demonstra sentimentos como amor, alegria e tristeza. Não deve ser tratada como um pássaro engaiolado, insensível ao mundo que o cerca. Não é assim que as coisas acontecem. A gaiola, por sinal, deve permanecer aberta e será um cantinho onde a calopsita se alimenta, brinca e descansa. Nunca faça da gaiola uma prisão, seja com calopsitas ou com qualquer outra ave. Pássaro deve viver em liberdade.

Alimentação
Deixe o alimento disponível durante todo o dia. A mistura especial para calopsitas, assim como vitaminas, deve ser a base da alimentação. Não exagere nas sementes de girassol. Calopsitas gostam de frutas e verduras, mas não são todas que podem ser dadas como alimento. O abacate, por exemplo, é fatal para calopsitas. Verduras, só as de folhas escuras, como couve e brócolis. Além do abacate são PROIBIDOS: alface e folhas claras, cafeína, chocolate, gordura, sal, sementes de frutas, folhas de batata, feijão. Não esqueça de trocar a água diariamente.

Cuidados
A gaiola não deve ficar ao sol, nem em locais com correntes de ar. A calopsita deve permanecer solta, mas sob vigilância. São muito levadas e adoram roer fios, o que pode ocasionar sua morte. Lembre-se de que agem como crianças. Cuidado com as janelas, que devem ser protegidas por telas, mesmo que as asas sejam aparadas.

Como escolher uma calopsita
Ao comprar uma calopsita, prefira um casal. Calopsitas são aves que adoram companhia. Prefira as mais ativas e verifique se o local está totalmente higienizado. Ao adquirir uma ave, peça ao veterinário o teste negativo para Chlamydophila psittaci e fique tranquilo.

O que preciso comprar além do pássaro?
Prefira uma gaiola grande, com no mínimo 50 por 50 cm, que tenha poleiro e uma entrada independente, de preferência com uma plataforma externa e um balanço. Lembre-se dos potes para colocar alimentação, vitaminas e água. Não esqueça de trocar a água todos os dias e limpar a gaiola. Uma piscininha fará sucesso nos dias mais quentes.

Há sites que vendem todo o material necessário e entregam na sua casa. Alguns não cobram frete, dependendo da quantia gasta. Nesses sites você pode comprar alimentos, gaiolas e brinquedos.