É caro ter uma calopsita? Descubra se precisa gastar muito dinheiro para ter uma calopsita

O primeiro ponto é avaliar se uma calopsita é o bicho certo para você!

Uma calopsita requer cuidados e atenção diários, talvez seja barulhenta e bagunceira e, com os cuidados adequados, pode viver mais de vinte anos! Antes de comprar uma calopsita, considere estes aspectos (e inclua na decisão de adquirir uma calopsita as pessoas que vivem com você):

  • Quanto dinheiro você poderá gastar? Apesar do valor variar bastante pode-se dizer que a calopsita não é um pet muito caro (entre R$ 100,00 e R$ 600,00, o valor irá variar de acordo com a região onde a calopsita for comprada, se é loja ou criador, se já está sendo amansada…).
  • A calopsita precisa de uma gaiola grande, de muitos brinquedos e de outros incrementos.
  • Além disso, é importante levá-la ao veterinário para um exame de rotina todos os anos.
  • Quanto tempo posso dedicar à minha calopsita? A não ser que haja alguém em casa durante a maior parte do dia, a calopsita vai se sentir muito sozinha. Casais de calopsitas exigem menos atenção, mas o mesmo nível de dedicação e de cuidados diários.
  • Você é sensível ao barulho e à bagunça? Embora não seja tão barulhenta, a calopsita produz sons vocais durante a manhã e à noite, e pode fazer uma bagunça e tanto. Se você é obcecado por organização ou odeia ser acordado muito cedo, a calopsita não é recomendada para você.
  • Por quanto tempo você terá disposição para tomar conta de um bicho de estimação? Como é um animal que pode passar dos 20 anos de vida, é preciso avaliar sua dedicação antes da compra. Quem é menor de idade, por exemplo, deve considerar se poderá manter a calopsita durante a universidade.

Compre uma gaiola

Ela deve ter no mínimo 60 cm de altura, 50 cm de largura e 45 cm de profundidade, mas é aconselhável uma maior do que essa. O espaço entre as barras não deve ser maior do que 2 cm, e aço inoxidável é o material mais indicado. Como o zinco e o chumbo são venenosos para os pássaros, é preciso verificar se a gaiola não tem tais metais na composição. E, uma vez que calopsitas adoram escalar, a gaiola precisa ter algumas barras horizontais.

Compre os outros itens necessários

Calopsitas, como qualquer ave de estimação, precisam de objetos com os quais possam se entreter na gaiola. Você terá de comprar:

  • Uma tigela para a água e duas para a comida, pois os alimentos secos e os úmidos (como frutas, feijões cozidos etc.) têm de ser servidos em vasilhas separadas.
  • Uma capa de fundo de gaiola para conter as sementes rejeitadas.
  • Muitos poleiros dentro da gaiola. Calopsitas adoram escalar e brincar, então ter vários poleiros contribui para a felicidade delas. Você notará que a ave vai eleger um dos poleiros como sua “base” (o lugar onde ela dorme).
  • Um punhado de brinquedos. Compre vários brinquedos e troque-os semanalmente para que o pássaro não enjoe deles. Como essa espécie adora mastigar, bolas de palha ou casca de ráfia ou palmeira são os mais indicados.

Compre suprimentos extras (opcional)

Embora dispensáveis, instrumentos de limpeza, como removedor de fezes e um aspirador de pó portátil, podem ser bem úteis. Você precisará também de osso de siba — fonte importante de cálcio sobretudo para fêmeas, que estão sujeitas a apresentar problemas na formação dos ovos (mesmo as fêmeas desacompanhadas por machos botam ovos não fertilizados).

Parece muito?

Ter um pet sempre envolve gastos, por isso é importante pensar com todo o cuidado se isso poderá se tornar um problema para as suas finanças, o que não pode acontecer é se tornar tutor de um pet, seja ele qual for e somente depois pensar no que fazer, se você pode realmente criar ele, não faça essa escolha por impulso! Todo pet é uma vida que sofre, sente dor e quase sempre dependerá de você para viver, literalmente, portanto sua decisão deve ser responsável!

Com tudo isso em mente, se você optar em criar calopsitas tenha absoluta certeza que você escolheu um pet magnífico, muito companheiro, divertido e amável.

Comentários

Você pode gostar...