0
Shares
Pinterest Google+

1. Conheço casos de pessoas que ao pensarem em ter um pássaro como animal de estimação optam por fazer um teste para ver se um pássaro vai “funcionar bem” no papel de pet. Essa não é a alternativa mais responsável nem a mais justa, e muito menos a mais indicada como exemplo, principalmente se houver crianças envolvidas na escolha.

2. Uma ideia melhor é conversar com a família para levantar os prós e os contras, antes de adquirir o pássaro. E nessa hora é preciso considerar o trabalho com a limpeza da gaiola, por exemplo; os custos necessários, às vezes com treinamento ou até complexas dietas, sem esquecer de pensar no nível de ruído que algumas aves são capazes de produzir durante todo o dia. Você está preparado para isso?

3. Após todas as ponderações, se o desejo persiste, então é hora de pensar qual pássaro será o seu pet, pois escolher o tipo de pássaro correto para você é crucial, como também o tipo de ambiente que você disponibilizará ele. Os pássaros quase sempre são mantidos em jaulas e é necessário assegurar-se que a jaula não é pequena demais para o pássaro, sem esquecer dos acessórios para alimentação e recreação do bichinho.

4. Os periquitos australianos são boas aves de estimação. São pequenos e fáceis de cuidar. São dóceis, calmos, fazem pouco barulho, gostam muito de brincadeiras
e podem até imitar a fala humana e outros sons. São encontrados em diversas cores, medem em média cerca de 13 a 17 cm e vivem cerca de cinco a sete anos, mas alguns podem viver mais de 10 anos.

5. As são pequenas cacatuas e talvez a ave que vive na companhia do homem há mais tempo. Medem cerca de 30 a 35 cm e existem em doze cores. Vivem cerca de 12 anos e se bem tratada podem chegar aos 20 anos. Uma excelente companhia para famílias e pessoas sozinhas, pois são aves que interagem bem com seus proprietários.

6. Os agapornes, aves de origem africana, têm grande variedade de cores e são conhecidas oito espécies, sendo as mais comuns o fisher, o personata e o roseicoles, que são os mais fáceis de se tornarem boas aves de estimação, pois são mais dóceis do que as outras duas espécies. Os agapornes medem em torno de 13 a 16 cm. São aves mais temperamentais se comparadas com às calopsitas aos Periquitos.

7. Os existem em várias cores e podem viver de 10 a 15 anos quando carinhosamente cuidados, mas não são tão sociais como as outras aves acima e adaptam-se melhor reinando sozinhos em sua gaiola. Também não precisam de muita atenção e nem sentem falta de brincadeiras, entretanto são capazes de cantarem por um longo período do dia e proporcionar momentos prazerosos e inesquecíveis.

Autor: Thereza Aragão
Fonte: O POVO Online
Anterior

Animais de estimação precisam de mais atenção no inverno

Próxima

A fofura e o companheirismo dos elefantes marinhos

  • Beatriz

    Deu uma ajuda na minha escolha de ter um periquito australiano, em janeiro ele já vai estar em casa…