0
Shares
Pinterest Google+

A ave é o segundo melhor amigo do homem?

Certamente quem tem uma dirá que seu pet não deixa nada a desejar para os adorados cães. Isso porque ter a ave como bicho de estimação significa ter uma para toda a vida, um pet para afagar, conversar, brincar, dar e receber muito ! Originária da , a calopsita vive em média 12 anos em e tem como uma de suas principais a capacidade de criar vínculos com as pessoas. A revista Meu Pet consultou especialistas que deram dicas para quem já tem ou está pensando em adquirir essa ave.

1 – Tenha paciência
O tempo médio de concentração de um pássaro é de 10 a 15 minutos, por isso, os treinos devem ser curtos, mas frequentes. Também não insista quando a calopsita não quiser fazer algo, nem fale de maneira brava, pois ela entenderá como uma .

2 – Aproxime-se devagarinho
No início, deixe o poleiro mais baixo e dê comida só por fora. Aproxime-se lentamente até poder acariciá-la. Isso é ideal para aves mais agressivas.

3 – Chame até você
Movimente-se de maneira calma, lenta e amigável perto dela. Aproxime sua mão da junção entre o peito e as pernas da ave. Com o tempo, ela subirá em você automaticamente.

4 – Faça cafuné
Acaricie o seu corpinho e a cabeça com gestos lentos para inspirar .“O importante é ter tempo para ela”, diz Luciana Allegretti Frazão, especialista em aves.

5 – Bata um papo
Dedique ao menos cinco minutos do dia para conversar com ela. Pode ser enquanto você está limpando a , colocando água fresca ou comida.

6 – Não a deixe só
Não a deixe isolada por muito tempo, principalmente se você tiver somente uma ave, pois ela pode ficar apática. Lembre-se que você é a família dela.

7 – Brinque sempre
Reveze o brinquedo a cada semana. “Dica: use caixas de papelão, rolos do papel higiênico e galhos”, diz Nilton Rodrigues da Silva, diretor da FOB.

8 – Imite o que ela faz
Uma boa maneira de estabelecer proximidade com a sua calopsita é imitar os sons e movimentos dela. Repita os seus assobios e, quando ela abrir as asas, abra os seus braços também, acompanhando tudo.

9 – Tire o bichinho da gaiola
Deixe a calopsita sair para voar e bater as asas. Além de exercitar a musculatura peitoral, ela ficará mais tranquila e confiante. Se ficar muito tempo presa, tende a se automutilar.

10 – Dê uma recompensa gostosa
Na hora de brincar ou tirar o seu bichinho da gaiola, use semente de como recompensa para comportamentos positivos, pois elas adoram esse !

Anterior

Dicas sobre calopsitas que você precisa saber

Próxima

Confira dicas de como livrar seu pet das "armadilhas" das festas de fim ano